PESQUISA CONECTAR

Pesquisa para presidente: Lula lidera corrida em Pernambuco, enquanto Bolsonaro é o mais rejeitado

A pesquisa eleitoral da Conectar Pesquisas e Inteligência de abril, divulgada com exclusividade pela coluna, mostra a intenção de voto do eleitorado pernambucano

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 27/04/2022 às 7:37 | Atualizado em 27/04/2022 às 8:13
TOMAS CUESTA/AFP E ISAC NÓBREGA/PR
Pesquisa mostra ainda um cenário cristalizado de polarização entre Lula e Bolsonaro - FOTO: TOMAS CUESTA/AFP E ISAC NÓBREGA/PR
Leitura:

A pesquisa eleitoral da Conectar Pesquisas e Inteligência de abril, divulgada com exclusividade pela coluna, mostra a intenção de voto do eleitorado pernambucano com relação à eleição presidencial de 2022. Além disso, mede-se a avaliação do Governo Bolsonaro, assim como a rejeição do presidente em Pernambuco.

Além da corrida pela presidência em Pernambuco, a pesquisa já mostrou a avaliação do governador Paulo Câmara (PSB). Em tempo, ainda nesta quarta-feira (27), será divulgada a intenção de voto para o Governo e Senado na eleição deste ano. 

De acordo com o levantamento, Lula (PT) lidera a intenção de voto do eleitorado pernambucano, com 64%. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 17%. Ciro Gomes (PDT) tem 4%, enquanto André Janones (Avante) e João Doria (PSDB) estão empatados, com 1%.

Augusto Tenório
Intenção de voto em Pernambuco na disputa pela Presidência da República, segundo pesquisa Conectar - Augusto Tenório

Em quesito de avaliação de governo, 75% dos pernambucanos reprovam a administração do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os que aprovam são 22% e 3% não soube ou não quis responder.

O número indica que, em Pernambuco, Jair Bolsonaro enfrenta forte resistência durante a eleição deste ano. Cá, o incumbente também é o pré-candidato mais rejeitado, pois 68% dos pernambucanos afirmam não votar de maneira alguma no atual mandatário.

A alta rejeição de Bolsonaro pode trazer dificuldades para Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL), pré-candidatos ao Governo de Pernambuco e ao Senado, respectivamente. Eles são apoiados pelo presidente na eleição deste ano.

João Dória (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) estão empatados no segundo lugar do ranking de rejeição em Pernambuco, com 26% do eleitorado afirmando não votar nem ex-governador de São Paulo nem no ex-governador do Ceará.

Confira o ranking de rejeição:

  1. Jair Bolsonaro (PL): 68%
  2. João Dória (PSDB): 26%
  3. Ciro Gomes (PDT): 26%
  4. Lula (PT): 22%
  5. Luciano Bivar (UB): 16%
  6. Simone Tebet (MDB): 13%
  7. Vera Lúcia (PSTU): 13%
  8. Leonardo Péricles (UP): 12%
  9. Felipe D´Ávila (Novo): 13%
  10. Eymael (DC): 12%
  11. André Janones (Avante): 12%
  12. Sofia Manzano (PCB): 12%
  13. Poderia votar em todos: 1%
  14. NS/NR: 6%

Mais informações sobre a pesquisa eleitoral Conectar sobre as Eleições 2022 em Pernambuco

Para esta pesquisa, Conectar realizou, entre 21 e 24 de abril de 2022, mil entrevistas. A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais apresentados e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

A pesquisa foi realizada por iniciativa do próprio instituto, a Conectar Pesquisas e Inteligência e registrada com o número PE-03306/2022.

Comentários

Últimas notícias