Conta de luz

Felipe Carreras quer impedir reajuste de 19% na conta de energia aprovado pela Aneel para Pernambuco

Danilo Cabral também reclamou do aumento da conta de energia

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 27/04/2022 às 14:49 | Atualizado em 27/04/2022 às 14:55
Notícia
X

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira, 26/04, o reajuste da conta de energia elétrica em Pernambuco. O aumento passa a vigorar a partir do próximo dia 29 e será de cerca de 19% para os consumidores.

O vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), já se movimentou contra a decisão da Aneel, e enumerou as ações tomadas para tentar impedir o reajuste.

“Isso é um absurdo! Os preços dos alimentos nas alturas, do gás de cozinha, dos combustíveis, e, novamente, o consumidor pernambucano será penalizado com uma conta de luz mais alta! Não podemos deixar isso passar! Vamos acionar o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o diretor-geral da Aneel, André da Nóbrega, a Neoenergia, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, e quem mais for necessário para uma audiência pública para que esse reajuste seja explicado para a população!”, explicou o parlamentar.

Carreras também é o relator, na CDC, da Proposta de Fiscalização e Controle nº 37/2021, que requer, com auxílio do Tribunal de Contas da União, a fiscalização, detalhamento e justificativa para a aprovação de reajuste nos valores cobrados no Sistema de Bandeiras Tarifárias pela Aneel.

“Ainda vou judicializar essa demanda, pois o povo não pode mais ficar refém de aumentos em serviços básicos para o dia a dia, como a energia elétrica. Chega de desrespeito, a população merece pagar preços justos e não abusivos”, disse o deputado Felipe Carreras.

Além de Pernambuco, o aumento de até 24,85% na conta de energia foi aprovado pela Aneel para os estados de Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Tags

Autor