gastos na pandemia

Saúde rebate Priscila Krause e diz que pandemia prejudicou cadeia de logística de distribuição

As críticas foram feitas em tom de denúncia nesta sessão da Alepe de quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 27/04/2022 às 16:42 | Atualizado em 27/04/2022 às 16:47
Notícia
X

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) rebateu as críticas da deputada estadual Priscila Krause, em pronunciamento na Alepe, nesta manhã de quarta-feira. A parlamentar de oposição reclamou que medicamentos comprados na pandemia foram perdidos, por conta do prazo de validade expirado.

Veja a nota da secretaria de Saúde

"A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclarece que a pandemia da Covid-19 impôs grandes dificuldades para a rede hospitalar em todo o mundo, trazendo além de sobrecarga e pressão sobre todos os profissionais que atuam diretamente nos serviços de Saúde, também um cenário de agravamento de dificuldades na gestão do setor, inclusive no âmbito da logística".

"Para se ter ideia, somente nos anos de 2020 e 2021 a distribuição de medicamentos, equipamentos e outros insumos médico-hospitalares para as unidades de saúde de todo Estado, nas mais diversas esferas de gestão, teve um aumento de 33% em comparação aos anos de 2018 e 2019, saltando de 937 milhões de itens para mais de 1,2 bilhão. Em valores, a movimentação de insumos no Centro de Distribuição estadual saltou de R$ 1,4 bilhão em 2018/2019 para 2,9 bilhões em 2020/2021 – um incremento de 103,88%. Este aumento também impactou na armazenagem na Central de Logística, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, que teve um incremento de 86%, passando de 4.915,98 m³ em dezembro de 2018 para 9.127,97 m³ no mesmo período de 2021".

"Mesmo diante deste grande aumento na movimentação logística provocada pela emergência em Saúde Pública, o percentual de perdas totais está abaixo de 0,5%, o que está dentro de padrões aceitáveis em uma operação logística desta magnitude . No entanto, a SES-PE trabalha para estruturar melhor o setor e, desde o dia 26 de março, como foi divulgado na imprensa, instituiu uma força-tarefa para aperfeiçoar os processos de distribuição de equipamentos, insumos e medicamentos gerenciados pelo órgão, com objetivo de prevenir perdas".

"A Secretaria Estadual de Saúde destaca, por fim, que tem pautado o trabalho de enfrentamento à Covid-19 na transparência e no compromisso com a assistência à população e continua à disposição dos órgãos de fiscalização e controle externo para os devidos esclarecimentos".

 

Tags

Autor