ELEIÇÕES 2022

"O correto era revogar o mandato de Bolsonaro e me colocar na Presidência", diz Lula

Em entrevista concedida à Rádio Jornal nesta sexta-feira (29), Lula (PT) comentou a recente decisão do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU)

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 29/04/2022 às 10:28 | Atualizado em 29/04/2022 às 11:01
Notícia
X

Em entrevista concedida à Rádio Jornal nesta sexta-feira (29), Lula (PT) comentou a recente decisão do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Após a entidade considerar que houve violação dos seus direitos políticos, o petista afirmou que o correto seria assumir a presidência neste momento, com revogação do mandato de Jair Bolsonaro (PL)

"Ontem a ONU deu um chute e mostrou a pouca vergonha que foi feita para impedir que o Lula fosse presidente da República em 2018. Agora a União tem até 180 para saber como ela vai repor os prejuízos que eu tive. O correto era revogar o mandato de Bolsonaro e me colocar na Presidência, mas como já está no fim, eu também não quero", afirmou Lula.

A fala se dá num contexto em que a o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) considerou, publicamente, que houve violação dos direitos políticos de Lula. Para a entidade, não garantiu-se um julgamento imparcial e a privacidade no âmbito da Operação Lava Jato.

Vale lembrar que, em junho de 2021, o Supremo Tribunal Federal concluiu em julgamento, por 7 a 4, que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial em processos contra Lula. Após a Lava Jato, o jurista entrou no Governo Bolsonaro e, após romper com o presidente, chegou a se lançar pré-candidato à Presidência.

Além da fala sobre a ONU, o ex-presidente falou sobre sua aliança com Geraldo Alckmin e planos econômicos para um eventual Governo Lula. O pré-candidato afirmou que, se eleito, vai mudar os rumos do BNDES.

"Eu vou transformar o BNDES num grande banco de investimentos para pequenas e médias empresas brasileiras. Vamos incentivar o empreendedorismo neste país. Quem quiser fazer algo por conta própria, poderá ir ao banco público arrumar dinheiro para começar seu negócio. Este país não pode ser capitalista sem capital, sem crédito. O papel do Estado é garantir que as pessoas que desejam progredir possam, porque o Estado vai ajudar", garantiu Lula.

Tags

Autor