BASTIDORES

PT volta ao jogo e pode ficar com candidatura ao Senado em Pernambuco

Estratégia traçada pelo PT para se viabilizar na chapa majoritária rendeu frutos e o partido pode ficar com a candidatura à Câmara Alta, indicando Teresa Leitão

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 29/04/2022 às 17:19
Notícia
X

Como a coluna vem mostrando, André de Paula (PSD) caminhava para ser anunciado como candidato ao Senado pela Frente Popular. Mas a estratégia traçada pelo PT para se viabilizar na chapa majoritária rendeu frutos e o partido pode ficar com a candidatura à Câmara Alta, segundo fontes ouvidas pela reportagem.

Interlocutores que acompanharam as recentes reuniões em Brasília, envolvendo o PSB, PT e PSD, indicam que o nome de Teresa Leitão se fortaleceu por dois motivos: por representar uma candidatura feminina e, além disso, trazer com mais facilidade a presença de Lula para a chapa.

Vale lembrar que, no plano estadual, o PT indicou Carlos Veras como pré-candidato ao Senado. Mas, desde o começo, a jogada era vista como parte de um plano para lançar o nome de Teresa Leitão, que recusa ser vice na chapa liderada pelo PSB.

FOTO: THOMAS RAVELLY
ANDRÉ DE PAULA Previsto para concorrer ao Senado, é grande puxador de votos no interior do Estado - FOTO: THOMAS RAVELLY

Como a pesquisa eleitoral Conectar mostrou nesta semana, Lula tem uma alta intenção de voto em Pernambuco e Danilo Cabral disputa com Marília Arraes a associação ao ex-presidente na eleição deste ano. 

Marília, que deixou o PT em março, tem uma proximidade histórica com a imagem de Lula. Disputando o mesmo voto da ex-petista, Danilo, avaliam aliados, precisa ter ao seu lado um rosto mais próximo ao do ex-presidente.

Caso o PSB escolha André de Paula, o que ainda não foi descartado, como apurou a reportagem, Danilo precisaria de mais esforço para se aproximar do espectro lulista. Além disso, uma ala do PT se recusa a fazer campanha para uma chapa com o presidente estadual do PSD.

Em tempo, André de Paula ganhou força como pré-candidato ao Senado pela frente popular, principalmente, por dois motivos: um acordo firmado com o PSB na eleição do Recife, em 2020, e um possível entendimento nacional entre Lula e Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.

Tags

Autor