RECIFE

Após ataques, Dani Portela se reúne com prefeito João Campos

Após ser alvo de ataques fomentados por uma campanha de desinformação, Dani Portela (PSOL) foi recebida nessa segunda-feira (2) pelo prefeito João Campos (PSB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 03/05/2022 às 8:26
Notícia
X

Após ser alvo de ataques fomentados por uma campanha de desinformação, Dani Portela (PSOL) foi recebida nessa segunda-feira (2) pelo prefeito João Campos (PSB). A vereadora de oposição classificou a demonstração de solidariedade pública do gestor do Recife como compromisso com a promoção da democracia.

O encontro foi acompanhado, também, pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB). Durante a última semana, Dani Portela foi alvo de ataques virtuais e ameaças. Ao prefeito do Recife, a vereadora apresentou as propostas do pacote Memória, Verdade e Justiça, que busca promover a leitura histórica sem homenagens a violadores de Direitos Humanos.

“Embora estejamos em campos políticos opostos em Pernambuco, é muito importante saber que caminhamos juntos na defesa do ideal democrático. Vivemos um tempo histórico em que muitos direitos são violados constantemente, em prol de uma suposta liberdade de expressão, mas nós não vamos retroceder”, afirmou a vereadora.

No encontro, Dani Portela aproveitou para apresentar ao prefeito dois projetos de lei que buscam proibir a homenagem, no âmbito da cidade do Recife, a violadores dos Direitos Humanos; e a proibição de homenagens a escravagistas. “Esses projetos integram uma iniciativa da mandata para promover a memória coletiva no nosso Município”, finalizou Dani Portela, a vereadora mais votada do Recife.

Nas últimas semanas, ela foi vítima de campanhas promovidas por grupos locais e nacionais de direita. O material circula com falsas afirmações de sua proposta de remover o busto do ditador Humberto de Alencar Castelo Branco tinha como objetivo substituí-lo por objeto semelhante, com a figura de Fidel Castro.

A reação, provocada por grupos de extrema direita, foram ameaças enviadas à vereadora através de e-mail ou mensagens nas redes sociais. Relata-se xingamentos, discurso de ódio, mensagens desejando sua morte e até anúncios de uso de armas.

Tags

Autor