Oposição no ataque

'Paulo Câmara levou oito anos para pedir ajuda ao governo federal', diz Anderson Ferreira

No ataque, oposição reclama da estadualização do Metrô do Recife e autonomia de Suape

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 06/05/2022 às 16:22 | Atualizado em 06/05/2022 às 22:10
Notícia
X

Nesta sexta-feira (6), o ex-prefeito do Jaboatão do Guararapes e pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, criticou Paulo Câmara usando os temas autonomia do Porto de Suape e estadualização do sistema metroviário.

Vale a pena ler de novo: Recife só vai deixar de ser província quando investir em metrô.  Publicado pelo blog em 2013, ainda.

"Após oito anos à frente de uma gestão que conduziu Pernambuco para as últimas posições em áreas como segurança pública, saúde e geração de emprego e renda, o governador Paulo Câmara (PSB) volta a dar sinais de incompetência enquanto político e gestor público".

Nas falas, Anderson criticou o sucateamento da frota de ônibus e dos terminais integrados, as condições insalubres às quais são submetidos os funcionários do sistema e o sistemático aumento de tarifas sem que haja qualquer tipo de retorno em termos de qualidade do serviço que é prestado ao usuário.

Anderson lembrou que o Governo do Estado tem uma dívida de R$ 100 milhões com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

“A estratégia de procurar alguém para atribuir a culpa é um modus operandi do PSB para encobrir sua própria incompetência”.

“Estamos diante de um governo que perdeu a liderança para outros portos regionais, como o de Pecém, no Ceará. Não fosse a atuação do Governo Federal, os investimentos da Petrobras, que anunciou a conclusão da Refinaria Abreu e Lima, com um aporte de mais de R$ 5 bilhões, o desastre seria bem maior.O fracasso se alastra pelas mais diversas áreas do governo estadual e pode ser igualmente observado na bagunça que é a gestão sobre o transporte coletivo urbano de passageiros”.

“O consórcio metropolitano manda no sistema público e ninguém do Governo do Estado se levanta da cadeira para agir em favor do usuário. Faltou ao Governo do Estado capacidade para dialogar e colocar os interesses de Pernambuco à frente". 

Túlio Gadêlha pede respostas sobre o sucateamento do Metrô do Recife

“A pergunta que faço é: quem atenderia, neste momento, a uma solicitação como essa, tendo no comando um governador visivelmente incapaz? Essa questão precisa ser resolvida da forma correta, com planejamento e em conjunto com a bancada, independentemente de bandeiras partidárias. Precisamos voltar a mostrar a nossa força. E quero lembrar que nos últimos oito anos Paulo Câmara pegou três presidentes, inclusive Dilma Rousseff, a quem o PSB ajudou a derrubar. No governo Temer, Pernambuco tinha cinco importantes ministros e ele não soube se articular para trazer investimentos. Está há oito criticando a todos para tentar arrumar responsáveis para encobrir sua total incompetência”, disse o pré-candidato.

Em resposta:

O PSB, por sua vez, diz que "o prestígio de conveniência do ex-prefeito Anderson Ferreira junto ao governo federal só serve para ele posar de papagaio de pirata de Bolsonaro. Apesar das linhas Centro, Sul e Diesel do metrô cortarem a cidade que ele "administrou" nos últimos cinco anos, nunca se ouviu sua voz na defesa dos usuários".

“Mesmo com toda sua proximidade com o presidente, Anderson não conseguiu que Bolsonaro se mexesse para dar mínimas condições de operação à CBTU”, disse Isaltino Nascimento, líder do governo na Alepe. “O candidato pode dar uma prova de sua influência e pedir ao seu aliado para dar um dia de serviço e assumir a responsabilidade pelo sucateamento e desmonte do Metrô do Recife”, alfineta.

 

Tags

Autor