ARTIGO

'As promessas que ardem e queimam', por Rodrigo Ambrosio, líder Livres

Rodrigo Ambrosio, líder Livres, enviou à coluna um artigo sobre o incêndio ocorrido na última sexta-feira (6) nas palafitas de uma comunidade do Pina, no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 08/05/2022 às 13:38 | Atualizado em 08/05/2022 às 13:40
Notícia
X

Rodrigo Ambrosio, líder Livres, enviou à coluna um artigo sobre o incêndio ocorrido na última sexta-feira (6) nas palafitas de uma comunidade do Pina, no Recife.

Estima-se que 140 famílias residiam na área e os primeiros levantamentos, como informou o ativista Felipe Cury, indicam que 40 casas foram atingidas. 

Confira, na íntegra, o artigo de Ambrosio:

Enquanto o Novo Recife avança na construção dos seus lindos e novos prédios no Cais José Estelita, no outro lado do rio as pessoas veem seus sonhos se convertendo em brasas. O abismo entre o populismo e desenvolvimento democrático nas gestões do PT/PSB na capital retrata uma combinação perfeita de desorganização, desgaste, decepção política e esfacelamento social.

Há 9 anos vimos um grande incêndio destruindo a comunidade de Caranguejo-Tabaiares. Desde 2010, vemos promessas de habitação que nunca saíram do papel, como os conjuntos Sérgio Loreto, Vila Brasil e Encanta Moça, sem falar das inúmeras promessas de soluções para os deslizamentos que matam em todos os grandes invernos.

A cidade do Recife é comandada por um grupo político que se apresenta como salvador da injustiça social, enquanto sentencia os mais pobres e vulneráveis a um eterno ciclo de esperança que termina em frustração. São as várias promessas messiânicas que antecedem o fracasso de uma política habitacional populista e eleitoral, cujo resultado é sempre o esquecimento.

Mais uma vez a cidade vê um exemplo do desastre, as pessoas se chocam e se revoltam com isso e a gestão voltará a apostar no marketing para vender um mundo paralelo na televisão em ano eleitoral.

Quando isso vai acabar?

Tags

Autor