casas populares

João Campos vai entregar 2,5 mil unidades habitacionais, diz líder do governo

Depois do incêndio em favela, oposição caiu de pau na política habitacional do prefeito João Campos

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 10/05/2022 às 18:09 | Atualizado em 11/05/2022 às 9:50
Notícia
X

O líder do Governo na Câmara Municipal deu-se ao trabalho de rebater o vereador de oposição Alcides Cardoso. Nesta terça-feira, em plenário, o vereador reclamou que o orçamento do Recife para habitacionais foi cortado para menos da metade em 2022.

Por Samuel Salazar (MDB), vereador do Recife e Líder do Governo na Câmara Municipal

O vereador Alcides Cardoso ignora como funcionam as políticas de habitação da cidade, com argumentos falaciosos que induzem os leitores e a população ao erro. Ao contrário do que afirma o vereador Alcides Cardoso, a política habitacional do Recife é realizada de forma integrada por diversas Secretarias e órgãos municipais, como as pastas de Habitação, Infraestrutura e Saneamento, o Gabinete de Projetos Especiais e a Autarquia de Urbanização do Recife.

Remanejamentos não suprimem a verba, mas se tratam de realocamentos previsto em lei na administração pública das esferas municipal, estadual e federal, como ele o bem sabe.

É importante destacar que nenhuma das unidades orçamentárias fica prejudicada, sendo o crédito eventualmente suplementado para suprir a alocação anterior quando e se necessário.

Sendo assim, resta claro que a gestão do prefeito João Campos tem no horizonte mais 2,5 mil unidades habitacionais em construção e, que em breve, serão entregues à população, mudando a vida de muitas pessoas.

No final de julho, já serão entregues 320 unidades do habitacional Vila Brasil 2, destinadas a moradores da comunidade do Papelão, e em agosto ficarão prontas as 128 unidades do Vila Brasil 1.

Em dezembro, está prevista a entrega de 600 apartamentos do habitacional Encanta Moça, para moradores de palafitas do Bode.

Em 2023, ficarão prontas as 224 unidades do habitacional Sérgio Loreto. Estão também em andamento as obras de 256 apartamentos no conjunto habitacional do Pilar, no bairro do Recife.

Em fase de projeto, para serem iniciadas até o próximo ano, estão 1049 unidades, entre elas mais 160 unidades no novo projeto da comunidade do Pilar; 75 apartamentos no habitacional Vila Esperança, para moradores do Monteiro; e cerca de 500 na PPP da habitação social no Centro do Recife.

Por outro lado, a gestão do prefeito João Campos age para garantir a posse dos imóveis e terrenos, por meio do programa A Casa É Sua.

Com ele, a Prefeitura entrega os títulos de propriedade para moradores de áreas vulneráveis da cidade e, até o momento, já realizou a entrega de 1.171 documentos. A nossa meta é chegar a 40.000 deles até o final de 2024.

Lamentavelmente, Alcides Cardoso insiste na velha política para caçar ‘likes’ nas redes sociais, em vez de propor soluções e unir esforços para resolver os problemas da população.

O momento exige do vereador do PSDB que ele direcione as cobranças ao Governo Federal, que desmantelou programas e políticas habitacionais, impedindo os mais pobres de sonhar com a casa própria.

A agonia de Alcides por “apresentar resultados” aos seus chefes, utilizando fake news, demonstra seu total desconhecimento e descompromisso com os princípios mais básicos da Administração Pública ao fazer um recorte limitado apenas a determinadas rubricas da Secretaria de Habitação para chegar a conclusões precipitadas, falsas e equivocadas.

Tags

Autor