DADOS

Pesquisa eleitoral Genial/Quaest de maio: Lula pode vencer Bolsonaro no primeiro turno

A pesquisa eleitoral Genial/Quaest divulgada neste dia 11 de maio mostra Lula (PT) com chances de vencer a eleição para a Presidência da República já no primeiro turno

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 11/05/2022 às 8:51
Notícia
X

A pesquisa eleitoral Genial/Quaest divulgada neste dia 11 de maio mostra Lula (PT) com chances de vencer a eleição para a Presidência da República já no primeiro turno. O levantamento mostra um cenário mais favorável ao petista, ao contrário do apontado pela pesquisa CNT deste mês.

No principal cenário, com oito pré-candidatos testados, Lula aparece com 16 pontos de diferença com relação a Jair Bolsonaro (PL). Além disso, o petista tem 2% a mais que a soma de todos os adversários, o que pode lhe dar uma vitória no primeiro turno.

Confira a intenção de voto no cenário mais amplo da pesquisa de intenção de voto para presidente:

  1. Lula (PT): 46%
  2. Jair Bolsonaro (PL): 29%
  3. Ciro Gomes (PDT): 7%
  4. João Doria (PSDB): 3%
  5. André Janones (Avante): 3%
  6. Simone Tebet (MDB): 1%
  7. Felipe D'Ávila (Novo): 1%
  8. Luciano Bivar (UB): 0%
  9. Branco, nulo e não vai votar: 6%
  10. Indecisos: 3%

Num cenário de segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, panorama apontado como o mais provável pelas pesquisas, a diferença do petista com relação ao atual presidente é de 20 pontos percentuais. A distância diminuiu um ponto, dentro da margem de erro, com oscilação negativa do ex-presidente e estabilização do mandatário.

Para a pesquisa eleitoral de maio, a Genial/Quaest realizou 2 mil entrevistas face a face, entre os dias 5 e 8 de maio, com a população de 16 anos ou mais. O nível de confiança é 95%.

Tags

Autor