PESQUISA ELEITORAL

Auxílio Brasil pode explicar crescimento sequencial de Jair Bolsonaro no Nordeste

Na pesquisa eleitoral divulgada nesta semana pela Genial/Quaest, Jair Bolsonaro (PL) cresceu mais uma vez no Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 11/05/2022 às 14:14
Notícia
X

Na pesquisa eleitoral divulgada nesta semana pela Genial/Quaest, Jair Bolsonaro (PL) cresceu mais uma vez no Nordeste. O avanço sequencial na região pode ser associado ao Auxílio Brasil, cujo pagamento está concentrado nas terras de cá.

Em janeiro último, quando preparava-se o começo do pagamento do Auxílio Brasil 2022, contabilizou-se que o Nordeste correspondia por 47% das famílias atendidas. Em números totais, a região tem 8,31 milhões das 17,56 milhões de famílias beneficiárias pelo programa.

Num levantamento feito em abril, dava-se conta que, em 12 estados, o número de beneficiários do Auxílio Brasil ultrapassa o de pessoas empregadas com carteira assinada. Todos eles estão no Norte e Nordeste.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Governo quer emitir novos cartões a serem enviados aos cerca de 18 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Rio Grande do Norte, o único que tinha mais carteiras assinadas que beneficiários, passou a integrar o grupo no final de abril. Os dados são do Caged e Ministério da Cidadania.

É justamente no Nordeste onde Jair Bolsonaro vem demonstrando sequenciais avanços na intenção de voto, apesar de a região votar em peso no seu adversário, Lula (PT). Cá, o atual presidente cresce desde março, chegando a 18% em abril e 22% em maio.

Em tempo, numa jogada que pode 'amarrar' o benefício financeiro à sua gestão, o Governo Bolsonaro estuda enviar novos cartões aos beneficiários. Isso acontece porque, no objeto, ainda consta o nome 'Bolsa Família', associado ao Governo Lula.

Tags

Autor