Menos estado

Lula critica privatização de empresas públicas . 'Petrobras vive desmonte e Bolsonaro não sabe o que faz'

Novo aceno ao sindicalismo estatal, em visita à Minas Gerais

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 12/05/2022 às 10:23 | Atualizado em 12/05/2022 às 10:29
Notícia
X

Em conversa com movimentos sociais e partidos políticos, em plenária em Juiz de Fora (MG), o ex-presidente Lula voltou a criticar privatizações no atual governo e disse que, em vez de vender empresas públicas que já estão prontas, seria preciso aprender a fazer política econômica.

“Quero aproveitar esse humanismo reinante nessa sala, esse calor democrático, para dizer ao governo brasileiro e dizer aos empresários: parem de tentar privatizar nossas empresas públicas. Quem se meter a comprar a Petrobras vai ter que conversar conosco depois da eleição. Parem de tentar privatizar a Eletrobras porque, se não fosse a Eletrobras, não teria o programa Luz para Todos, que custou ao povo brasileiro R$ 20 bilhões e só pôde ser feito porque a empresa era pública. Parem de privatizar os Correios, não tentem privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNDES, o BNB e o Basa. Aprendam a trabalhar, aprendam a investir, aprendam a fazer política econômica, em vez de vender as coisas que já estão prontas”.

Lula citou "o desmonte pelo qual a Petrobras passa" e voltou a mencionar a distribuição de combustíveis.

"há contradição explícita com a rede de distribuição, com a decisão do governo de vender a BR, sob argumento de que haveria competição e preços baixos e, em vez disso, o Brasil contabiliza 392 empresas importando derivados e a gasolina e diesel são os mais caros do mundo. O presidente, ao invés de colocar a mão e tentar resolver o problema, fica trocando o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia. Na verdade, ele não sabe o que está fazendo neste país”.

Tags

Autor