alianças nacionais

Resolvida novela do Senado com Frente Popular, Lula virá ao Estado em junho para congresso da Fetape

O evento vai reunir 500 pessoas, entre delegados e delegadas sindicais de todo o estado, autoridades políticas e artistas

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 13/05/2022 às 14:55 | Atualizado em 13/05/2022 às 14:59
Notícia
X

O 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras e Familiares de Pernambuco (CETTR-PE) acontecerá de 6 a 8 de junho, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, no Agreste Meridional pernambucano. O lema será "Plantar Sonhos, Colher Esperança". A solenidade de abertura, na noite da segunda-feira (06/06), além dos delegados e delegadas de base, deve reunir lideranças políticas e sindicais, nos âmbitos nacional, regional, estadual e municipais.

Este ano, o Congresso celebrará os 60 anos da FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco).

"Vamos festejar as conquistas e firmar lutas para seguir avançando em defesa de políticas sociais para melhoraria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo. O 11º CETTR-PE marcará a eleição da nova diretoria da FETAPE, para a gestão 2022 a 2026, atualmente presidida por uma muher, a sertaneja Cícera Nunes, que será reconduzida ao cargo", diz a entidade.

“Este congresso acontece em um momento bastante adverso do país com aumento do desemprego, da fome, uma pandemia que ainda não acabou. Mas somos um povo guerreiro e sabemos da nossa importância para o desenvolvimento do país. Por isso, vamos construir estratégias e diretrizes para os próximos anos que nos ajude a enfrentar esses desafios", diz Cícera Nunes.

Neste contexto de desafios, pandemia e ataques à democracia o evento também reflete sobre as diversas conquistas alcançadas para a população do campo ao longo dessas seis décadas da FETAPE.

A luta pelo fim dos conflitos agrários no campo, o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAAF), assessoria técnica às famílias em áreas de assentamento; inclusão dos/das trabalhadores/as no regime geral da Previdência Social; Programa Nacional de Crédito Fundiário; Programa Água para Todos; Organização de Feiras Agreocológicas; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); Programa Chapéu de Palha; Programa Nacional de Habitação Rural; Carteira Nacional de Habilitação Rural Gratuita, Tarifa Rural com desconto na energia elétrica, entre outras conquistas e garantias.

Na ocasião, também haverá a Exposição Fotográfica dos 60 Anos da Fetape, tendo a curadoria da artista visual Ana Lira, que é escritora e editora de Rádio Host. A mostra conta com a exibição de 18 imagens e uma série de documentos, cartilhas, jornais, vídeos e notícias que revelam a dimensão da trajetória da instituição que é referência na luta pelos direitos dos/as trabalhadores/as rurais agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco.

No Congresso, também será realizada a Feira de Agricultura Familiar que reunirá produtores e produtoras de todas as regiões de Pernambuco. Por fim, será lançada uma publicação que marca os 60 anos de história da FETAPE.

O evento reunirá cerca de 500 pessoas, entre delegados e delegadas de 175 sindicatos do estado, além de convidados e convidadas.

O evento tem o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo de Pernambuco.

Tags

Autor