transporte público

Em reunião com o Sindmetro-PE, Luciana Santos se compromete encaminhar luta da categoria no Governo

Luiz Soares atribuiu as dificuldades encontradas pelos metroviários para a circulação dos trens ao baixo orçamento destinado pelo Governo Federal para investimento e manutenção do sistema

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 14/05/2022 às 13:07 | Atualizado em 14/05/2022 às 13:08
Notícia
X

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, se reuniu com os diretores e representantes do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de Pernambuco (Sindmetro-PE). A vice-governadora se comprometeu a encaminhar as demandas dos metroviários contra a privatização do Metrô do Recife, assim como agendar uma audiência entre o sindicato e o governador Paulo Câmara.

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, disse na reunião que a manutenção do Metrô do Recife, público, com qualidade nos serviços e tarifas que a população possa pagar, é um ponto inegociável da pauta apresentada. O metro é uma estatal federal e está em negociação a estadualização.

“Essa proposta de privatização é uma bomba que vai explodir no colo da população e dos trabalhadores. O governador Paulo Câmara não deve acreditar no Governo Bolsonaro. Este governo tem culpa na falta de recursos e no sucateamento do Metrô. O que nossos sistema precisa é de recursos para que seus serviços se tornem sustentáveis", disse Luiz Soares.

Luiz Soares atribuiu as dificuldades encontradas pelos metroviários para a circulação dos trens ao baixo orçamento destinado pelo Governo Federal para investimento e manutenção do sistema.

“Atualmente só chegam 30% das verbas lançadas por parte do Governo Federal. Qual sistema funciona com excelência com apenas 30% do que é pedido?”, perguntou.

O engenheiro civil da CBTU Bruno Bernardo comentou as questões técnicas e os motivos pelo atual momento vivido pelo Metrô.

“Essa empresa, se houver o mínimo de investimento possível, iremos entregar um serviço de excelência, pois uma empresa que ‘roda’ com apenas 30% de verba de custeio, realmente tem que ter muita dedicação, pois se não fosse a mão de obra qualificada que temos, o metrô já estaria fechado”, explicou.

O diretor Sócio Econômico do Sindicato, Varlindo Nascimento, falou sobre a reunião com o secretário Marcelo Bruto, e a informação passada pelo próprio secretário de que o único impeditivo para o início do processo é a ausência do aval do Governo Federal, que poderá ser feita no final do mês de maio deste ano.

“Nós não temos tempo, não podemos esperar a possibilidade de uma troca de governo. O nível de urgência desta pauta é muito grande”, disse.

De acordo com os metroviários, Luciana Santos falou sobre sua surpresa pela rapidez no processo de privatização.

“Acho correto o movimento de vocês e afirmo que precisamos ganhar tempo político, vou levar tudo isso para o governador. Não podemos aceitar a aceleração deste processo”, afirmou.

Ela recebeu das mãos do presidente Luiz Soares um ofício solicitando uma reunião direta com o governador Paulo Câmara para uma conversa com a categoria metroviária.

Estiveram presentes, além do Presidente Luiz Soares e o vice Assis Filho, os diretores do Sindicato Varlindo Nascimento (Sócio Econômico), Renner Cavalcante (Formação Política), Natalício (Imprensa e Comunicação), Angelio Gomes (Jurídico), Telma Barbosa (Gêneros e Raças), Romaguera (Pesquisa e Tecnologia) e Risolene Nascimento (Suplente de Formação Política).

 

Tags

Autor