formação de chapas

'Teresa Leitão é o melhor presente que eu poderia receber', disse Danilo Cabral

Pré-candidato do PSB Danilo Cabral já aceitava de bom grado o nome de Teresa Leitão desde o ano passado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 15/05/2022 às 14:49 | Atualizado em 15/05/2022 às 15:49
Notícia
X

A aprovação do deputado federal Danilo Cabral (PSB) ao nome de Teresa Leitão na sua chapa é antiga. No ano passado, antes de começar uma guerra interna no PT, pela indicação, o então pré-candidato da Frente Popular Danilo Cabral chegou a verbalizar com aliados a satisfação com a eventual indicação, embora sem vetar qualquer dos demais candidatos.

"Teresa Leitão é o melhor presente que eu poderia receber", afirmou, fora dos microfones, antes de um mergulho profundo no tema, de modo a não parecer que o PSB estava se metendo em uma disputa interna do aliado.

O candidato costuma negar que tenha dito a frase, com receio de melindrar aliados.

Na época, o nome de Teresa Leitão era especulado para uma vaga de vice na chapa da Frente Popular. Com o avanço das negociações, o PT subiu o tom das cobranças e exigiu uma vaga no Senado, desbancando o deputado federal André de Paula.

Blog Imagem
Material de campanha já está pronto no PT - Blog Imagem

Em uma das justificativas, Danilo Cabral citava que a aliada do PT tinha em comum com ele a aposta no setor de educação pela vida toda parlamentar, com fortes laços com o movimento sindical dos professores. Nas eleições deste ano, um dos trunfos do PSB será defender as mudanças na educação e obtenção de reconhecimento nacional.

O curioso neste processo é que, no início das negociações para a formação da chapa majoritária, o PSB queria manter o PT longe da vaga do Senado para evitar traições. Com o PT na vice, os petistas tinham que votar em Danilo para eleger a aliada, enquanto no Senado poderiam pedir votos isoladamente, sem ligar para o cabeça da chapa.

 

Tags

Autor