Nova rodada

Pesquisa eleitoral: Blog de Jamildo divulga novo levantamento sobre Eleições 2022 em Pernambuco, nesta segunda

Na primeira pesquisa do Paraná, sobre Pernambuco, a ex-prefeita de Caruaru e pré-candidata do PSDB Raquel Lyra liderava a disputa

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 15/05/2022 às 16:35 | Atualizado em 15/05/2022 às 16:46
Notícia
X

O Instituto Paraná Pesquisas realizou um novo levantamento de opiniões sobre as eleições no Estado de Pernambuco. Os resultados gerais do trabalho de campo serão divulgados nesta segunda-feira, pelo diretor do Instituto, Murilo Hidalgo, ao Blog de Jamildo, com exclusividade.

A pesquisa de opinião deve gerar expectativa na política local porque será a primeira do Paraná Pesquisa a considerar Marília Arraes como pré-candidata ao governo. Quando da divulgação da primeira rodada, antes da janela eleitoral, em abril, Marília Arraes era cotada para o Senado, no levantamento e liderava com folga. No dia em que lançou-se candidata pelo Solidariedade, Marília Arraes pediu aos institutos que considerassem seu nome para o governo, na majoritária.

Em março, na primeira pesquisa do Paraná, sobre Pernambuco, a ex-prefeita de Caruaru e pré-candidata do PSDB Raquel Lyra liderava a disputa.

Realizado em março passado, o último levantamento de opinião sobre as eleições em Pernambuco elaborado pela Paraná Pesquisas testou vários cenários. Nos números gerais, Raquel Lyra saiu na frente, com 25,8%, seguida por Miguel Coelho (15,6%), Anderson Ferreira (13,6%) e Danilo Cabral (11,9%). João Arnaldo do PSOL teve 3,3% e Jones Manoel, do PCB, teve 0,9%. Marília Arraes, do Solidariedade, não aparecia como candidata ao governo do Estado e despontava como nome no Senado, liderando com 46,2%.

O Paraná Pesquisa fez cenários colocando os vários candidatos uns contra os outros.

De acordo com esses números, os mais recentes até então disponíveis, Raquel Lyra seria a melhor candidata para derrotar o candidato do PSB, Danilo Cabral. Ela teria 41,5% de intenções de voto contra 23,4% do socialista, em um embate direto.

No caso de uma disputa entre Miguel Coelho e Danilo Cabral, o candidato do União Brasil levaria a melhor. Pela pesquisa, Miguel teria 34,8% e Danilo Cabral 24,6%.

No terceiro cenário, em uma disputa entre Danilo Cabral e Anderson Ferreira, o candidato do PL levaria a pior. Danilo Cabral teria 31,7% e Anderson Ferreira teria 26,3%.

Jamildo Melo/JC
Ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra promove seu primeiro grande ato de pré-campanha - Jamildo Melo/JC

Lideranças em todas as faixas de idade

Na estratificação dos dados da pesquisa, o Paraná Pesquisa mostra ainda que a candidata tucana lidera em todas as faixas de idade.

De 16 a 24 anos de idade, ela teria 30% e seria seguida por Miguel Coelho, com 16,7%.

De 25 a 34 anos, Raquel Lyra tinha 25,9%, seguida por Miguel Coelho, com 15,6%.

Na faixa dos 35 anos aos 44 anos, Raquel Lyra teria 26,1% e Miguel teria 145.

De 45 anos aos 59 anos, ela teria 24,5% e Miguel 15,4%.

Na última faixa, que mede o voto de quem tem de 60 anos ou mais, ela liderava com23,85, sgeuida por Miguel Coelho, com 17,1%.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Filiação de Marília Arraes ao Solidariedade, evento realizado no Recife Praia Hotel. - GUGA MATOS/JC IMAGEM


Guerra pelo Senado

Na briga pelo Senado, de acordo com os números do Paraná Pesquisa na primeira pesquisa, em março, Marília Arraes estava com 46,2%, seguida por André de Paula, com 14%. Gilson Machado teria 5,4% e Eugenia Lima, 1,4%.

Na fala em que se lançou candidata, em um hotel no Pina, Marília Arraes pediu aos institutos de pesquisa que colocassem o nome dela para a disputa do governo do Estado.

Tags

Autor