avaliação do governo

Desaprovação a gestão Bolsonaro cai dois pontos, mas chega a 62,6% em Pernambuco, diz Paraná Pesquisa

Em Pernambuco, Bolsonaro tem rejeição elevada, mas ela agora é menor do que a desaprovação ao governador Paulo Câmara

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 17/05/2022 às 7:41 | Atualizado em 17/05/2022 às 8:01
Notícia
X

O Instituto Paraná Pesquisa pesquisou como anda a aprovação ou desaprovação ao governo Bolsonaro em Pernambuco. Na edição da pesquisa em maio, Bolsonaro conseguiu reduzir em 2% a desaprovação, mas mesmo assim ela se situa em níveis elevados. De acordo com as respostas, no Estado, 62,6% dos entrevistados desaprovaram a gestão federal. Por outro lado, 34% aprova a gestão do presidente. Outros 3,4% não souberam responder ou não opinaram.

Neste níveis elevados, a rejeição acabaria por atrapalhar os candidatos que defenderem o nome dele no Estado. Bolsonaro não seria um bom cabo eleitoral. No entanto, além dos números setem móveis, deslocando-se de acordo com as reações às ações de governo, interessa aos aliados manter a bandeira do Bolsonarismo de pé em uma região em que Lula é franco favorito. Qualquer ponto roubado no Nordeste ajuda no plano nacional, em uma eleição apertada.

Apesar de elevada, a desaprovação ao governo federal neste momento ainda é menor do que a rejeição ao governador Paulo Câmara, de acordo com os números mais recentes. O indicador pode complicar a campanha do pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, que não poderá usar Paulo Câmara como cabo eleitoral ou mesmo tenha que escondê-lo na campanha. Não por acaso, João Campos, prefeito do Recife, tem sido usado com mais frequência na RMR. Os adversários, por outro lado, terão mais motivos para usar a expressão "turma de Paulo Câmara", como já cunhou em entrevista ao blog de Jamildo o candidato de Bolsonaro, Anderson Ferreira.

De acordo com os números da pesquisa, as mulheres desaprovam mais (66,1%) do que os homens (58,7%).

Por idade, as pessoas de meia idade desaprovam mais Bolsonaro em Pernambuco. A pior taxa, de66,6%, está entre o público de 45 a 59 anos. Entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, a desaprovação soma 63,7%.

Por faixa de educação, a maior taxa de desaprovação está entre o público com ensino fundamental (64,1%). Entre quem tem ensino superior, a reprovação cai para 62,5%.

Avaliação do presidente

Ainda de acordo com os números da pesquisa, para 56,7% dos entrevistados, há a avaliação de que o presidente é ruim ou péssima.

24,6% acha o governo dele ótimo ou bom. Para 17,1% dos entrevistados é regular.

Tags

Autor