ELEIÇÕES 2022

Paraná Pesquisas mostra crescimento de Bolsonaro em Pernambuco; veja demais pré-candidatos

A pesquisa eleitoral do instituto Paraná Pesquisas, cuja primeira parte já foi divulgada pela coluna, mostra a intenção de voto para Presidência da República

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 17/05/2022 às 7:45 | Atualizado em 17/05/2022 às 13:03
Notícia
X

A pesquisa eleitoral do instituto Paraná Pesquisas, cuja primeira parte já foi divulgada pela coluna, mostra a intenção de voto para Presidência da República e a avaliação do Governo Federal em Pernambuco. No estado, Jair Bolsonaro (PL) cresceu, mas continua distante de Lula (PT).

De acordo com o levantamento, Lula tem 54,3% de intenção de voto em Pernambuco, enquanto Jair Bolsonaro aparece com 26%. Ciro Gomes (PDT) fica em terceiro lugar, com 5,2% e André Janones (Avante) está com 1,1%, empatado com João Doria (PSDB).

No time que tem menos que um ponto percentual estão Pablo Marçal, do PROS (0,5%); Luciano Bivar, do União Brasil (0,2%); Eymael, do DC (0,1%); Simone Tebet, do MDB (0,1%); Vera Lúcia, do PSTU (0,1%); e Felipe D'Ávila, que não pontuou.

Esta rodada da pesquisa eleitoral mostra um pequeno crescimento de Jair Bolsonaro em relação ao último levantamento do Paraná Pesquisas feito em Pernambuco. Em março, o atual presidente tinha 23% de intenção de voto.

Para o restante dos pré-candidatos, o cenário é de estabilidade: Lula tinha 54,2% e Ciro Gomes apareceu, nessa ocasião, com 5%. 

Veja abaixo alguns dos motes já divulgados nesta primeira parte do levantamento:

A pesquisa eleitoral do instituto Paraná Pesquisas entrevistou, pessoalmente, 1510 eleitores. O nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6% para os resultados gerais.

Governo e Senado

Depois de ter solicitado, publicamente, no dia 24 de março, ao entrar no Solidariedade, ter o nome nas pesquisas para o governo do Estado, é a primeira vez que um levantamento testa oficialmente Marília Arraes como pré-candidata ao governo.

 

Confira o ranking para o primeiro turno da disputa pelo Governo de Pernambuco, segundo o instituto Paraná Pesquisas:

Marília Arraes (SD): 28,8%
Raquel Lyra (PSDB): 16,0%
Miguel Coelho (UB): 13,6%
Anderson Ferreira (PL): 12,1%
Danilo Cabral (PSB): 7,1%
João Arnaldo (PSOL): 1,3%
Jones Manoel (PCB): 0,7%
Branco ou nulo: 13,5%
Não sabe ou não respondeu: 7%

 

Tags

Autor