Mobilidade

Paulo Câmara pede que Bolsonaro não degrade o Metrô do Recife e espera BNDES para decidir estadualização

A oposição tem criticado a degradação e atribuído os problemas ao governador Paulo Câmara, embora a estatal seja federal. Sindicato cobra ao estado que desista do projeto

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 18/05/2022 às 18:18 | Atualizado em 19/05/2022 às 14:51
Notícia
X

Em uma nota de três parágrafos, o governo do Estado pediu que o governo Federal não permita o sucateamento do Metrô do Recife, enquanto tenta repassa-lo ao governo do Estado, em um processo que está sendo estudado pelo BNDES, no Rio de Janeiro. Paulo Câmara observa que ainda não bateu o martelo e que espera os dados da viabilidade econômica para tomar uma decisão. 

"Diante da crise pela qual passa o Metrô do Recife, importante meio de transporte público para a população de grande parte da Região Metropolitana, o Governo de Pernambuco espera que o Governo Federal, controlador da CBTU e responsável pela operação e manutenção do Metrô, cumpra com sua obrigação de manter em pleno funcionamento as linhas de transporte do sistema, enquanto se concluem por parte do BNDES os estudos de viabilidade econômica".

"O modelo de gestão que virá a ser proposto pelo Governo Federal ainda deverá ser submetido a diversas instâncias de debate público. O fato de estudar repassar o controle do sistema a outra instância não justifica que o Governo Federal abandone e corte recursos do sistema, afetando diariamente o funcionamento do metrô, como a população tem assistido todos os dias".

"O Governo do Estado se coloca à disposição para construir soluções e, inclusive, a assumir compromissos financeiros com o Governo Federal para garantir que o Metrô não falte aos milhares de usuários que recorrem a ele. Em tempo, a gestão estadual esclarece que não foi firmado nenhum acordo formal sobre a concordância ou não do modelo de operação a ser proposto por parte do Governo Federal. Quando de posse dos estudos do BNDES, o Governo do Estado fará as devidas análises e apresentará suas propostas de investimento e modernização do Metrô do Recife".

Sindicato diz que greve poderá ser decretada, caso o Governo do Estado não desista do processo de estadualização ou privatização

Já a diretoria do Sindmetro-PE informou que se encontrou na manhã desta quarta-feira (18) com a vice-governadora Luciana Santos, o Secretário de Planejamento de Pernambuco, Alexandre Rêbelo e o presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, para "cobrar" um posicionamento do Governo Estadual em relação ao processo de estadualização ou privatização do metrô do Recife.

O Sindicato disse mais uma vez que é contra a estadualização e que espera até a Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada na noite desta quinta (19), uma nota do Governo do Estado desistindo do processo que está em andamento. Veja acima.

"Em caso de um posicionamento que não seja a desistência da estadualização/ privatização, a categoria que é soberana em suas decisões, pode decretar paralisação do Sistema metroviário na sexta-feira (20)".

"Independentemente do posicionamento do Governo Estadual, o SINDMETROPE continuará vigilante e na luta contra a privatização do sistema metroviário e em defesa da tarifa social de R$2,00 para atender aos trabalhadores e trabalhadoras pernambucanos que dependem do metrô, além de cobrar do governo Federal os investimentos e verbas de custeio para voltarmos a ser um metrô referência em transporte público e de qualidade", diz o sindicato.

Conheça o cemitério dos metrôs quebrados do Recife

Existe um verdadeiro “cemitério de trens” do Metrô do Recife, localizado no Centro de Manutenção de Cavaleiro (CMC), oficina de reparo das composições que atendem ao sistema metroferroviário do Grande Recife.

Segundo um dos funcionários, são pelo menos 20 trens parados. São equipamentos quebrados e/ou sem peças para reposição. “É muito fácil e cômodo falar dos trens, apontar falhas e problemas. É fácil culpar a CBTU. Mas sem recursos é impossível. E cadê o investimento?”, questiona.

 

 

'Paulo Câmara mostra que é sócio do sucateamento do Metrô do Recife', diz Raquel Lyra

Pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB) considera a nota enviada pelo Governo do Estado ao blog de Jamildo, na qual o cobra-se que o Governo Federal não permita o sucateamento do Metrô do Recife, revela negligência da gestão do PSB, nos últimos oito anos, com sistema de transporte que atende a quase 400 mil pernambucanos por dia.

“Com a cobrança feita só agora ao Governo Federal, Paulo Câmara mostra que o silêncio o tornou sócio e cúmplice do sucateamento do metrô do Recife”, afirma Raquel.

A pré-candidata, que recentemente esteve nas estações do metrô ouvindo dos passageiros relatos do sufoco diário, disse que "após passar anos se esquivando da responsabilidade de ao menos cobrar uma ação da CBTU" no sentido de prestar um atendimento de qualidade, o Governo do PSB lança uma nota que é uma verdadeira confissão de culpa.

"Um trecho da nota diz, por exemplo, que “o Governo do Estado se coloca à disposição para construir soluções e, inclusive, assumir compromissos financeiros com o Governo Federal para garantir que o Metrô não falte aos milhares de usuários que recorrem a ele”, afirma.

Tags

Autor