Na UTI

Saúde é o principal problema de Pernambuco. Tema é o motivo mais citado para avaliação negativa de Paulo Câmara

O desabamento parcial de um teto de gesso no Hospital da Restauração gerou comoção no mês passado e constrangeu o governo do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 19/05/2022 às 11:19 | Atualizado em 19/05/2022 às 11:57
Notícia
X

O caminho das pedras para a oposição alvejar o governo Paulo Câmara talvez seja a área de saúde. O setor é o principal calo da gestão do estado. De acordo com pesquisas internas, obtidas com exclusividade pelo blog de Jamildo, o setor de saúde é o principal motivo da avaliação negativa da gestão de Paulo Câmara, que hoje chega a superar a desaprovação de Bolsonaro no Estado, apontada em levantamento do Paraná Pesquisa.

Depois do desemprego, o segundo problema mais citado é o emprego, mas neste caso a responsabilidade pode ser dividida com a União, responsável pela condução da economia nacional.

Os dois problemas são os mais citados porque, segundo as pessoas, eles acabam impactando a família. Quando o componente da família é adicionado ao estudo, o problema do custo de vida é lembrado como o quarto maior problema.

Outros pontos avaliados pela pesquisa é a influência de Lula na disputa pelo Governo de Pernambuco, além da associação do petista aos pré-candidatos Marília Arraes (SD) e Danilo Cabral (PSB) e, também, a saída da deputada do PT.

HRegis
Uma pessoa desavisada poderia achar que a fábrica era estatal. Paulo Câmara "inaugurou" a unidade em Moreno - HRegis

Por ser apenas coincidência, mas os últimos dois dias do governador Paulo Cãmara foram dedicados a uma agenda de emprego, uma em Moreno e outra em São Paulo, desculpa ideal alias para atender o convite do casamento de Lula na cidade.

Paulo Câmara visitou sede da Blau Farmacêutica em São Paulo. A indústria irá aportar no Complexo de Suape, investindo R$ 1 bilhão e gerando 1,4 mil postos de trabalho. Paulo Câmara também prestigiou a inauguração da fábrica de porcelana da Tramontina em Moreno. A abertura do novo empreendimento representa mais 300 oportunidades de emprego para a população pernambucana.

Mobilidade urbana ruim, como o caso dos ônibus, é apenas o 12 problema listado no levantamento.

Além de saúde e emprego, o terceiro problema mais citado pelos entrevistados é a segurança ruim, que aparece com direito a dois dígitos nas planilhas, embora em uma proporção três vezes menor. Não por caso, os candidatos de oposição, em especial Miguel Coelho e Raquel Lyra, estão afirmando que o Pacto pela Vida morreu.

 

Mudança desejada

De acordo com essa mesma linha de questionamentos, não surpreende que, ao serem perguntados sobre qual seria a principal mudança desejada, os entrevistados tenham citado melhorar a saúde e gerar emprego e renda, além de melhorar a segurança. Simples assim. Depois destes, segue educação.

Gestão boa

No lado oposto, quando questionado qual seria o principal motivo de uma avaliação positiva da gestão de Paulo Câmara, a resposta mais citada é uma gestão boa.

"O problema de Paulo Câmara é que ele não buscou inovar, quer apenas entregar o governo sem maiores problemas. É um molenga", diz um aliado de Marília Arraes.

Tags

Autor