
A pesquisa eleitoral Ipespe da terceira semana de maio indica uma inversão na tendência de queda da avaliação negativa do Governo Bolsonaro. Além disso, mostra-se manutenção da distância entre o presidente e Lula (PT) na corrida pela Presidência da República
- Confira as mais recentes pesquisas eleitorais sobre a eleição nacional e estadual
A tendência apresentada nas últimas semanas, de queda na avaliação negativa do Governo Bolsonaro, se inverteu e, pela primeira vez desde março, oscilou para cima. Foi de 51% para 52%. Os que avaliam a gestão positivamente somam 32%, enquanto 16% classificam a administração como regular.
A desaprovação do Governo Bolsonaro também apresentou uma oscilação para cima, após sequenciais quedas desde março, quando bateu 65%. Na última semana, estava em 60% e, nesta semana, cresceu um ponto percentual, chegando a 61%.
De acordo com a pesquisa eleitoral, Lula tem 39% de intenção de voto e Jair Bolsonaro tem 32%, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 8%. Para os três primeiros candidatos, os números são os mesmos dos apresentados na semana anterior no levantamento do Ipespe.
João Doria, que enfrenta um momento de turbulência na sua pré-campanha, oscilou para cima, indo de 3% para 4% de intenção de voto. André Janones (Avante) continua com 2%, assim como Simone Tebet (MDB), provável candidata da chamada 'terceira via'.
A pesquisa IPESPE foi realizada no período de 16 a 18 de maio de 2022, com amostra nacional de 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do País. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%

