polarização

João Doria prejudicava Raquel Lyra, mas tucana vai continuar sem palanque nacional

Simone Tebet é nova aposta da terceira via, mas não há garantia alguma de que projeto se fortaleça, e venha a ajudar Raquel Lyra, que continua sem palanque nacional

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 23/05/2022 às 14:13 | Atualizado em 23/05/2022 às 16:10
Notícia
X

João Doria foi obrigado a desistir, finalmente, hoje. Os adversários já se preparavam para jogar o nome do tucano nas costas de Raquel Lyra, sabendo que ela escondia o palanque nacional e até simpatizava com o candidato dissidente do PSDB, Eduardo Leite.

O fato concreto é que, nas pesquisas de opinião, em Pernambuco, houve levantamentos que citavam João Dória com uma rejeição maior do que Bolsonaro, mesmo não dirigindo a máquina federal. Boa parte desta rejeição, por óbvio, era disseminada pelos bolsonaristas, de olho na possibilidade de tomar as rédeas do maior estado da federação, São Paulo, nestas eleição.

Neste sentido, a saída de João Doria é uma boa notícia para a candidata do PSDB em Pernambuco, mas não resolve a ausência de um palanque nacional, em tempos de polarização entre Lula e Bolsonaro. A exemplo de Miguel Coelho, a ex-prefeita de Caruaru segue sem uma definição mais clara a este respeito. Os seus leitores, ao contrário, parecem já ter feito uma escolha, a se levar em conta a decisão dos dois competidores de não se aliarem na disputa pelo Estado.

FLÁVIO LIMA
CARUARU Tucana recebeu o governador gaúcho Eduardo Leite, pré-candidato do PSDB à presidência - FLÁVIO LIMA

Dória demonstrou grandeza e espírito coletivo, diz Daniel Coelho

A decisão do ex-governador João Dória em abrir mão da pré-candidatura à Presidência da República foi elogiada pelo vice-presidente nacional do Cidadania, deputado federal Daniel Coelho.

"(Dória) governou bem São Paulo. Foi um líder no processo de vacinação contra a Covid-19. Mas foi na decisão política que saiu fortalecido, ao demonstrar grandeza e espírito coletivo. Parabéns pela serena decisão", afirmou Daniel em postagem numa rede social, nesta segunda-feira (23).

Daniel Coelho tem participado das rodadas de conversa que articulam a definição de um nome que represente a chamada terceira via para disputar o Palácio do Planalto.

Desde a semana passada, o vice-presidente do Cidadania pedia publicamente que Dória desistisse da disputa, já que pesquisa interna encomendada por MDB, Cidadania e PSDB indica alta rejeição do tucano.

Tags

Autor