NÚMEROS

Lula cresce abruptamente no eleitorado evangélico, aponta pesquisa eleitoral PoderData

A pesquisa eleitoral PoderData, divulgada nesta quarta-feira (25), indica um crescimento abrupto de Lula (PT) entre o eleitorado evangélico

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 25/05/2022 às 12:42 | Atualizado em 25/05/2022 às 21:37
Notícia
X

A pesquisa eleitoral PoderData, divulgada nesta quarta-feira (25), indica um crescimento abrupto de Lula (PT) entre o eleitorado evangélico. O petista diminuiu a distância para Jair Bolsonaro (PL), mas o atual presidente ainda lidera com folga nessa parcela da população. 

De acordo com o levantamento, Bolsonaro possui 46% das intenções de voto entre eleitores evangélicos para o 1º turno das eleições de 2022. Lula, por sua vez, marcou 33%, o que significa uma diferença de 13 pontos percentuais entre os líderes.

Essa distância, porém, era de 27 pontos percentuais no último levantamento feito pelo PoderData, ainda no início de maio. Na ocasião, Bolsonaro tinha 52% e Lula tinha 25%. O crescimento acontece na primeira pesquisa realizada após o casamento do petista, realizado no dia 18. Em tempo, o ex-presidente garantiu nesta quarta que não mistura política e religião.

Já entre os católicos, a situação se inverte. O petista, na pesquisa eleitoral PoderData mais recente, marca 44% de intenção de voto, enquanto o atual presidente tem 35%. Na pesquisa anterior, o placar entre esse eleitorado era 47% a 30%, o que indica crescimento de Bolsonaro.

A pesquisa eleitoral foi realizada entre os dias 22 e 24 de maio de 2022. Foram realizadas três mil entrevistas em 3 mil municípios, espalhados pelas 27 unidades da Federação. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais.

Tags

Autor