intenções de voto

Datafolha diz que Lula tem 48% e Bolsonaro 27% das intenções de voto

Segundo a pesquisa do Datalfolha, Lula abriu 21 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno da disputa

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 26/05/2022 às 18:28 | Atualizado em 26/05/2022 às 18:52
Notícia
X

Saiu a nova rodada da pesquisa Datafolha. O ex-presidente Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% do principal adversário, Bolsonaro.

O terceiro colocado é Ciro Gomes (PDT), aparecendo com 7%. Outros postulantes atingiram no máximo 2%. Votos brancos ou nulos somam 7%, e 4% dos eleitores responderam não saber em quem votar.

Depois de Lula, Bolsonaro e Ciro, aparecem dez candidatos com desempenho pífio, como André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) —a aposta do momento na chamada terceira via— registram 2%. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1%. E Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuam.

A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de São Paulo e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.

O Datafolha informou que registrou a pesquisa antes da renúncia de João Doria, assim, o nome do tucano chegou a ser testado em um cenário e obteve 3%, insuficiente para promover grandes impactos no quadro geral. Os pesquisadores foram às ruas depois do anúncio do tucano, nesta quarta e quinta.

Antes de Doria, já havia abandonado o páreo o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, que constou no levantamento de março como plano
B do tucanato caso a ala anti-Doria lograsse êxito na tarefa de passar por cima do resultado das prévias, vencidas pelo paulista.

 

Tags

Autor