cidades

Estado soma 33 mortes por conta das chuvas

Em Olinda, três pessoas morreram por conta de deslizamentos de barreiras, sendo uma no Córrego do Abacate e duas no Córrego do Abacaxi, no bairro de Águas Compridas

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/05/2022 às 11:43 | Atualizado em 28/05/2022 às 14:59
Notícia
X

Neste começo de tarde, o número foi atualizado para 33 mortes. Mais cedo, a Central de Operações da Codecipe informou que recebeu dos municípios o registro de 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas. Em Abreu e Lima, há 16 pessoas desabrigadas e seis desalojadas. No Cabo de Santo Agostinho são 18 desalojados e em Camaragibe, 28. Jaboatão dos Guararapes contabiliza 92 desabrigados e 332 desalojados. Olinda tem 141 pessoas desabrigadas; São José da Coroa Grande registra 70 pessoas desalojadas; em Xexéu são 60 e, em Escada, há duas pessoas na mesma situação.

As chuvas também causaram a morte de sete pessoas no Estado.

Em Olinda, três pessoas morreram por conta de deslizamentos de barreiras, sendo uma no Córrego do Abacate e duas no Córrego do Abacaxi, no bairro de Águas Compridas. Um motociclista que tentou atravessar um alagamento em Peixinhos, também em Olinda, acabou sendo arrastado pela correnteza e faleceu. Em Jaboatão dos Guararapes, um homem que tentava resgatar um animal de estimação também acabou tragado pela correnteza e seu corpo foi encontrado no bairro da Muribeca.

No Recife, duas pessoas morreram em decorrência de deslizamentos, um no Córrego do Jenipapo e outro no Sítio dos Pintos. A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac, é de continuidade das chuvas nas próximas 24 horas.

Balanço das chuvas no Recife

A Defesa Civil do Recife informa que nas últimas 24h, entre as 23h da sexta-feira (27) e às 11h do sábado (28), foram registradas chuvas que chegaram a 236,01mm em alguns pontos do Recife, o equivalente a mais de 70% do previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 mm.

Das 19h de ontem até às 10h de hoje, a Defesa Civil do Recife recebeu 198 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações para colocação de lona plástica.

Até o momento foram confirmados cinco óbitos - duas crianças de 3 e 5 anos, dois homens de 18 e 47 anos e uma mulher de 32 anos -, devido a deslizamentos de barreira no Córrego do Jenipapo, Lagoa Encantada e Sítio dos Pintos. As equipes devem ser acionadas pelo telefone 0800 081 3400.

O Samu Metropolitano do Recife recebeu 57 chamados nas últimas horas, sendo 26 para atendimentos na capital pernambucana, 22 para Jaboatão dos Guararapes e 9 em Camaragibe.

A Secretaria de Educação do Recife abriu 14 escolas e creches da rede municipal de ensino para abrigar as famílias desabrigadas em função das chuvas.

São elas: Escola Municipal Célia Arraes (Várzea), Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga), Escola Municipal Casarão do Barbalho (Detran), Escola Municipal São Cristóvão (Guabiraba), Escola Municipal Mathias Delgado (Jardim São Paulo), Escola Municipal Água Fria, Escola Municipal Campina do Barreto, Escola Municipal Marluce Santiago (Passarinho), Escola Municipal Alto da Bela Vista (Alto da Bela Vista), Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro), Creche Santa Luzia (Torre), Creche Rosa Selvagem (UR-7/Várzea) e Creche Miguel Arraes (Roda de Fogo). Já a Secretaria de Educação de Pernambuco abriu as Escola De Referência Silva Jardim (Monteiro) e Escola De Referência Jarbas Pernambucano (Cajueiro) para receber as famílias que necessitam de abrigo.

Entre 18h da sexta-feira e 6h deste sábado, a CTTU informa que não houve sinistros de trânsito com vítimas. No período, foram registradas seis ocorrências com semáforos, que estão sendo atendidas pelas equipes técnicas.

A Emlurb informa que foram registradas 20 ocorrências com queda de árvores e galhos da sexta até agora, sendo 14 delas já concluídas pelas equipes do órgão e as outras seis estão com o serviço em andamento.

Tags

Autor