DATAFOLHA

Pesquisa eleitoral aponta virada em região chave na disputa entre Lula e Bolsonaro

Na disputa região a região, uma virada na intenção de voto chama atenção na disputa entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL)

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 29/05/2022 às 16:00
Notícia
X

Na disputa região a região, uma virada chama atenção na disputa entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), respectivos líder e vice-líder na intenção de voto para Presidência da República. Isso é o que aponta a pesquisa Datafolha, em levantamento divulgado no final deste mês.

De acordo com a pesquisa eleitoral, Lula virou o jogo no Sul, região na qual Jair Bolsonaro teve expressiva votação na eleição de 2018. Segundo o levantamento, nessa região, o ex-presidente vence o atual mandatário por 57% a 35% de intenção de voto no cenário de eventual segundo turno.

Em 2018, Jair Bolsonaro teve 65% dos votos válidos no sul. Os número da pesquisa Datafolha sobre o voto por região foram divulgados pela Veja. De acordo com a publicação, o presidente cresceu no Norte e Centro-Oeste, colocados juntos na pesquisa, já empatando com Lula nessas regiões.

Pesquisa eleitoral Datafolha diz que Lula tem 48% e Bolsonaro 27% das intenções de voto

A nova rodada da pesquisa Datafolha mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% do principal adversário, Bolsonaro (PL). O terceiro colocado é Ciro Gomes (PDT), aparecendo com 7%. Outros postulantes atingiram no máximo 2%. Votos brancos ou nulos somam 7%, e 4% dos eleitores responderam não saber em quem votar.

Depois de Lula, Bolsonaro e Ciro, aparecem dez candidatos com desempenho pífio, como André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) —a aposta do momento na chamada terceira via— registram 2%. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1%. E Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuam.

Tags

Autor