pesquisas eleitorais

8 em cada 10 eleitores escolhem hoje Lula ou Bolsonaro. Demais candidatos somam apenas 13%

Pesquisa para presidente mostra dificuldades para romper a polarização entre esquerda e direita

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 30/05/2022 às 9:50 | Atualizado em 30/05/2022 às 10:19
Notícia
X

A terceira rodada da pesquisa BTG/FSB mostra que, com a saída do tucano João Doria, a chamada 3ª via encolheu de 17% para 13% do eleitorado, repetindo o mesmo comportamento ocorrido quando Sérgio Moro deixou a disputa e a soma dos demais candidatos havia recuado de 24% para 17%, em abril. Assim como a intenção de voto, a avaliação do governo

"Ao contrário do que muitos imaginavam, a desistência de nomes da chamada 3ª via tem reforçado a polarização entre Lula e Bolsonaro. Quando Moro saiu, Bolsonaro cresceu. Agora, com a saída de Doria, foi a vez de Lula ganhar terreno", diz Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa.

"46% dos eleitores votariam em Lula no 1º turno, o melhor desempenho do petista até aqui", acrescenta o pesquisador.

Após a saída de João Doria (PSDB) da disputa, o presidente Jair Bolsonaro manteve sua votação estimulada estável em 32%, mas viu seu principal adversário, o ex-presidente Lula, crescer de 41% para 46% das intenções de voto no 1º turno.

Bolsonaro ficou estável: 29% de ótimo/bom, 20% de regular e 50% de ruim/péssimo. A taxa de aprovação do presidente também ficou estável, em 35% de aprova e 60% de desaprova.

A pesquisa traz ainda dados sobre o comportamento do eleitor em relação à importância de fatores que podem influenciar o voto (como debates, horário eleitoral, noticiário etc.) e expectativas sobre a inflação.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03196/2022.

Tags

Autor