CRISE DAS CHUVAS

Túlio Gadelha e Marília Arraes querem comissão na Câmara para acompanhar crise das chuvas em Pernambuco

Túlio Gadêlha (REDE) solicitou criação de uma Comissão Externa Temporária na Câmara para acompanhar a crise das chuvas em Pernambuco. Marília Arraes entrou com pedido semelhante

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 30/05/2022 às 15:48 | Atualizado em 30/05/2022 às 15:56
Notícia
X

O deputado federal Túlio Gadêlha (REDE-PE) solicitou à Câmara Federal a criação de uma Comissão Externa Temporária para acompanhar a crise das chuvas em Pernambuco. Em paralelo, a deputada Marília Arraes (PT-PE) fez pedido semelhante.

O pedido para criação da comissão deve ser aprovado, por maioria simples, no plenário da Câmara. Caso passe, o grupo parlamentar deve dar conta de propor medidas emergenciais para minimizar os impactos causados pelas chuvas, além de formular políticas públicas com o escopo de evitar tragédias da mesma natureza.

Para Tulio Gadelha, a situação da crise das chuvas em Pernambuco é consequência da falta de vontade política de se resolver o problema: "Não foi falta de alerta. Em 16 anos de PSB nunca vimos um plano preventivo para alagamentos na Região Metropolitana do Recife. Um projeto de rede de drenagem pluvial eficiente poderia evitar enchentes, desmoronamentos e mortes".

PH REINAUX
Marília Arraes era 2ª Secretária na Câmara dos Deputados - PH REINAUX

Marília Arraes, no seu pedido para criação da comissão, justifica: "O objetivo da Comissão Temporária Externa é acompanhar e avaliar a situação de emergência no nosso estado e aplicar corretamente os recursos destinados ao apoio e reestruturação das cidades atingidas e das famílias que estão sofrendo por conta da chuva".

Até o momento, registram-se mais de 90 mortos, 26 desaparecidos e 3957 desabrigados em Pernambuco por causa das chuvas que atingem o estado. "Esses anos todos só vimos crescer prédios, palafitas e desigualdades, sem nenhum cuidado com um plano de desenvolvimento sustentável para Pernambuco. Concreto não é esponja. A conta chegou e vai continuar chegando ainda mais cara a cada ano", diz Túlio Gadelha.

O deputado federal considera necessária a adoção de medidas para viabilizar recursos no intuito de mover pessoas de áreas de risco para locais seguros, para a realização de monitoramentos, bem como para ações de reurbanização, além de todo apoio social às comunidades afetadas.

"O estudo que realizaremos nesta comissão precisará ter como eixo principal as possibilidades de desenvolvermos políticas públicas sustentáveis para o futuro de Pernambuco. Já o repasse de verba, já autorizado pelo Governo Federal viabilizará ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais no nosso Estado”, explicou.

 

Tags

Autor