CRISE DAS CHUVAS

Exclusivo: Arthur Lira pode colocar em pauta, nesta semana, votação para comissão sobre crise em Pernambuco

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), segundo apurou a coluna, se movimenta para colocar em pauta votação para criação de uma comissão externa sobre crise das chuvas em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 30/05/2022 às 19:14 | Atualizado em 30/05/2022 às 19:20
Notícia
X

Aliado próximo a Arthur Lira (PP-AL), ouvido sob reserva pela coluna, dá conta de que o presidente da Câmara dos Deputados se movimenta para colocar em pauta, nesta semana, a votação para criação de uma comissão para acompanhar a crise das chuvas em Pernambuco. Pedidos nesse sentido foram protocolados por Tulio Gadelha (REDE-PE) e Marília Arraes (SD-PE).

De acordo com o interlocutor, o presidente da Câmara dos Deputados está atento à situação das chuvas em Pernambuco e fará o possível para colocar em pauta um dos pedidos apresentados pelos deputados pernambucanos, para criação da Comissão Externa Temporária.

No sábado, 28 de maio, o deputado federal Túlio Gadêlha protocolou requerimento pedindo a criação do grupo, a ser designado para acompanhar a crise das chuvas em Pernambuco. Na sequência, a deputada Marília Arraes fez pedido semelhante.

O pedido para criação da comissão deve ser aprovado, por maioria simples, no plenário da Câmara. Caso passe, o grupo parlamentar deve dar conta de propor medidas emergenciais para minimizar os impactos causados pelas chuvas, além de formular políticas públicas com o escopo de evitar tragédias da mesma natureza.

"Não foi falta de alerta. Em 16 anos de PSB nunca vimos um plano preventivo para alagamentos na Região Metropolitana do Recife. Um projeto de rede de drenagem pluvial eficiente poderia evitar enchentes, desmoronamentos e mortes", comentou Túlio Gadelha ao falar sobre o requerimento.

Welington Lima/TV Jornal
Jardim Monte Verde - Welington Lima/TV Jornal

Marília Arraes, no seu pedido para criação da comissão, justifica: "O objetivo da Comissão Temporária Externa é acompanhar e avaliar a situação de emergência no nosso estado e aplicar corretamente os recursos destinados ao apoio e reestruturação das cidades atingidas e das famílias que estão sofrendo por conta da chuva".

De acordo com números desta segunda, o número de mortes provocadas pelas chuvas em Pernambuco subiu para 91 pessoas. Espera-se, porém, que esse número deva subir, levando-se em conta também o número de desaparecidos. São pelo menos 26 nesse estado, considerando apenas no Recife e Olinda, segundo dados oficiais do governo de Pernambuco.

Tags

Autor