licitações públicas

Governo do Estado remarca data para 'privatização' do Centro de Convenções

Desde o ano passado, grandes players do mercado estão de olho nessa concessão estadual

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 02/06/2022 às 16:39 | Atualizado em 02/06/2022 às 16:49
Notícia
X

Mais uma vez, o Governo do Estado teve que adiar a data do leilão da concessão administrativa do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Agora, a nova data da disputa será em 11 de agosto, na Bovespa (B3), em São Paulo. A entrega dos envelopes com as propostas será em 5 de agosto, também na Bovespa.

O adiamento se deveu a uma mudança no edital.

O objeto da licitação é a "concessão de uso, com outorga onerosa, para administração, operação, manutenção e exploração do Centro de Convenções do Estado de Pernambuco e áreas adjacentes, com inclusão de obras de reforma e modernização do Centro de Convenções de Pernambuco".

Há muitos anos o setor de eventos local reclama da qualidade das instalações do Centro de Convenções.

Pernambuco estaria perdendo eventos nacionais para Fortaleza e Salvador, que contam com modernos centro de convenções com gestão privada.

Desde o ano passado, grandes players do mercado estão de olho nessa concessão estadual.

Um dos exemplo é a GL Eventos, um player mundial e que ganhou a concessão do centro de convenções do Anhenbi, em São Paulo.

O detalhe é que a GL Eventos já tem a concessão de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, gerando nos empresários locais algum receio de monopolização. Neste contexto, a empresa privada fica dono do mercado e leva os eventos para onde achar mais conveniente, se não houver concorrência.

De acordo com informações extraoficiais, as empresas esperam que haja participação de outros agentes privados, como Expo Norte. Há gente na área de feiras e eventos de Recife querendo formar consórcio para concorrer, mas o investimento é muito elevado.

Tags

Autor