PESQUISA

Identificação com a esquerda sobe no Brasil, segundo Datafolha; veja percentual

De acordo com a mais nova pesquisa Datafolha, a identificação com os ideais de esquerda cresceu no Brasil com relação ao patamar de 2017. Veja os números

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 05/06/2022 às 10:58
Notícia
X

De acordo com a mais nova pesquisa Datafolha, a identificação com os ideais de esquerda cresceu no Brasil com relação ao patamar de 2017. Antes, a divisão com a direita ficava equilibrada, mas agora esse espectro político se tornou dominante no país.

Na pesquisa, contabiliza-se que 49% da população se identifica com o espectro ideológico da esquerda. Para chegar nesse percentual, o levantamento lega em conta ideias sobre comportamento, valores e economia.

Os entrevistados são questionados sobre temas como drogas, armas, criminalidade, migração, homossexualidade e impostos. Em tempo, a pesquisa Datafolha mostra a intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial (confira aqui).

Trata-se do valor mais alto da série histórica da pesquisa Datafolha, que começou a medir esse dado em 2013. A porcentagem de pessoas identificadas direita, desta fez, ficou em 34%, enquanto 17% se identificam com centro.

No levantamento anterior, realizado em 2017, a porcentagem de pessoas identificadas com a esquerda era de 41%, enquanto a direita tinha 40%.


Tags

Autor