CHUVAS NO RECIFE

Com aval de Marília, João Campos é convidado a Brasília para explicar crise das chuvas no Recife

Prefeito do Recife, João Campos (PSB) foi convidado para audiência pública em Brasília para explicar e debater a crise das chuvas na cidade

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 07/06/2022 às 16:46
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
João Campos, prefeito do Recife - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

No primeiro dia de funcionamento, a Comissão Externa Temporária para acompanhar a crise das chuvas em Pernambuco convidou o prefeito do Recife, João Campos (PSB), para audiência pública na Câmara Federal. O requerimento é de Túlio Gadelha (REDE-PE) e foi colocado em pauta por Marília Arraes (SD), presidente do órgão legislativo.

Na sessão realizada na tarde dessa quarta-feira, o requerimento foi aprovado pela bancada, sem posicionamentos contrários. Também fazem parte da comissão os deputados Ricardo Teobaldo (Podemos), Carlos Veras (PT) e Ossesio Silva (Republicanos), todos de Pernambuco.

Além de João Campos, Túlio Gadelha convida: Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional; a ministra Ana Arraes, presidente do Tribunal de Contas da União; e Fernando Ribeiro, presidente da OAB-PE.

Kauê Pinto/Divulgação
O deputado federal Tulio Gadelha (REDE-PE) - Kauê Pinto/Divulgação

O requerimento pede a criação de uma audiência pública na Câmara dos Deputados no intuito de debater a situação do Recife após a crise das chuvas na cidade. As chuvas torrenciais que atingiram a capital pernambucana resultaram em mortes, desabrigados, desalojados e danos à infraestrutura.

Além disso, o requerimento prevê discussão acerca das obras inacabadas e recursos federais não executados para obras de prevenção e contenção de danos de desastres.

Outros requerimentos foram protocolados por Túlio Gadelha e aprovados. Um deles pede levantamento de terrenos da União em municípios atingidos pelas chuvas, no intuito de usá-los para políticas de moradia.

Um outro pedido requer da gestão estadual, além da Prefeitura do Recife e de Jaboatão, envio de informações oficiais relativas à situação das vítimas das chuvas.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
EXEMPLO Marília Arraes vislumbra sistema viário semelhante ao de SP - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Em tempo, Carlos Veras disse ter apresentado à gestão estadual uma sugestão para criar um portal da transparência unificado para informações sobre recursos destinados a conter a crise.

Pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes concordou: disse que o PSB, em Pernambuco, "não tem condições de gerir esse tipo de recurso".

Kauê Pinto/Divulgação
O deputado federal Tulio Gadelha (REDE-PE) - FOTO:Kauê Pinto/Divulgação
GUGA MATOS/JC IMAGEM
EXEMPLO Marília Arraes vislumbra sistema viário semelhante ao de SP - FOTO:GUGA MATOS/JC IMAGEM

Últimas notícias