GOVERNO

PT faz aposta para conter possível golpe de Bolsonaro; saiba qual

Partido de Lula (PT), acredita em um possível golpe por parte do Presidente Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 15/06/2022 às 15:06 | Atualizado em 15/06/2022 às 15:23
Notícia
X

Segundo o colunista Guilherme Amado (Metrópoles), a avaliação da cúpula do PT é que o Presidente Jair Bolsonaro pode não aceitar uma possível derrota na eleição presidencial. O grupo, porém, aposta que o apoio dos militares não é suficiente para um suposto golpe.

A teoria da cúpula do partido cita dois motivos para essa aposta. Primeiramente, avaliam que Bolsonaro não tem apoio social para aplicar tal golpe. Dessa forma, a adesão popular seria bem menor comparada à dos militares.

Em segundo lugar, os aliados de Lula também apostam que o seu rival não teria apoio no exterior e, portanto, seria alvo de sanções internacionais, sobretudo na área econômica. Espera-se ação desse tipo pelos países do Mercosul, Nações Europeias e os Estados Unidos.

Os aliados do ex-presidente também relembram que o Brasil faz parte do Mercosul, e com isso deve seguir o protocolo de Ushuaia acerca do compromisso democrático, assinado por Fernando Henrique Cardoso em 1998. O documento cita sanções, como "suspensão dos direitos e obrigações" caso ocorra uma "ruptura da ordem democrática".

Tags

Autor