ECONOMIA

Maersk confirma interesse na compra de área do EAS em Suape; veja expectativas

A APM Terminals, companhia que faz parte do grupo Maersk, confirmou à coluna o interesse na compra de parte da área do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) no Porto de Suape

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 15/06/2022 às 14:38 | Atualizado em 15/06/2022 às 15:04
Notícia
X

A APM Terminals, companhia que faz parte do grupo Maersk, confirmou à coluna o interesse na compra de parte da área do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) no Porto de Suape, no Estado de Pernambuco. A possível aquisição foi revelada em reportagem publicada há quinze dias.

A intenção é, caso a transação seja finalizada , estabelecer e operar um terminal de contêineres. A APM Terminals apresentou uma oferta vinculante ao EAS para atuar como um licitante stalking horse (em nome de um terceiro anônimo) na aquisição de uma Unidade Produtiva Isolada (UPI-B Cais Sul), que compreende parte da área do estaleiro EAS, incluindo seu cais sul.

"A APM Terminals vê um grande potencial na região e isso também vai ao encontro do aumento da demanda dos clientes por serviços de terminais de contêineres em Suape. Estamos profundamente convencidos de que nosso investimento contribuiria para o desenvolvimento de um terminal moderno e competitivo que reduziria significativamente os custos para os clientes, melhorando a eficiência e o nível de serviço, graças à mão de obra qualificada e à introdução de um padrão operacional inovador", diz a empresa, em nota enviada à coluna.

Divulgação
Evento Conecta Suape quer fortalecer o relacionamento com as empresas instaladas no território estratégico do complexo - Divulgação

O novo terminal faria parte da ampla rede de terminais de contêineres da APM Terminals em todo o mundo. De acordo com o Journal of Commerce, a empresa tem 72 instalações em 69 países.

O grupo alega que a compra criaria oportunidades para a comunidade local, principalmente em termos de geração de empregos diretos e indiretos. Estima-se que a companhia, cuja sede é localizada em Hague, na Holanda, tenha cerca de 20 mil empregados.

"Embora nossa intenção de comprar a área seja sólida, ainda estamos em processo de negociação de detalhes da futura transação com o EAS. A venda da área estará condicionada ao êxito do leilão da UPI-B Cais Sul, no âmbito do processo de recuperação judicial do EAS, e ao cumprimento de determinadas condições precedentes (incluindo a aprovação das autoridades governamentais competentes)", explica a APM Terminals.

A empresa afirma discutir paralelamente com o Estado de Pernambuco medidas específicas para viabilizar este projeto, bem como o cronograma de dragagem do canal de acesso e o giro na bacia necessário para acessar a área do estaleiro hoje.

Tags

Autor