Golpe nas eleições

Eleições 2022: aliados de Bolsonaro apontam hipótese real de golpe, diz colunista

Colunista afirma que membros do governo Bolsonaro consideram real o risco de suspensão das eleições deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Antônio Gois

Publicado em 17/06/2022 às 10:05 | Atualizado em 17/06/2022 às 10:22
Notícia
X

De acordo com Bela Megale, em coluna do jornal O Globo, integrantes do governo Bolsonaro admitem que há riscos reais do presidente suspender a realização das eleições deste ano.

O motivo disso seria a crença de Bolsonaro (PL) de uma reeleição. Segundo a jornalista, o presidente usa argumentos como uma "incerteza de que as eleições serão limpas" em conversas privadas com aliados.

Em tais discussões, Bolsonaro afirma à fontes, ouvidas sob reserva, acreditar em um apoio das Forças Armadas nesta ruptura.

"O presidente costuma citar a recepção que tem recebido em agendas que faz pelo país e as cita como suposto termômetro de vitória nas eleições. Aos aliados mais próximos, porém, já confidenciou que sua ameaça de suspender a realização das eleições é uma hipótese real", publicou Megale.

No texto, a colunista conta que ministros relataram que Bolsonaro está em um “momento raivoso” e de sobressaltos.

Entretanto, as fontes citaram que veem a adoção das sugestões feitas pelas Forças Armadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as eleições como um caminho para esvaziar qualquer pretensão golpista do presidente.

Por fim, a jornalista lembra que membros das Forças Armadas têm enfatizado que respeitarão o resultado das eleições, descartando possibilidades golpistas.

Tags

Autor