pólo médico

Recife ganha faculdade de pós-graduação médica, com atendimento gratuito à população

Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED) inaugura oficialmente a unidade no Recife próximo dia 29, com sede em Boa Viagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 21/06/2022 às 8:48 | Atualizado em 21/06/2022 às 9:00
Notícia
X

A cidade do Recife vai sediar a mais nova unidade do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED). Integrante do Grupo Afya, maior ecossistema de educação médica e healthtechs do Brasil, o instituto está presente em 11 capitais brasileiras.

No Recife, a escola começa oferecer educação continuada para médicos nas áreas de dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, nutrologia, reumatologia e psiquiatria, com previsão de mais três novas pós-graduações até o fim deste ano.

O instituto iniciou as atividades ano passado, mas a inauguração oficial do espaço acontece no próximo dia 29 de junho, às 19h.

O instituto ocupa uma área de 3 mil m² na zona sul do Recife. Com aporte de R$ 2 milhões, a nova sede conta com 23 ambulatórios para atendimento à população, dez salas de aula, sala de procedimentos, área de alimentação e descompressão, auditório e rooftop.

O diretor de educação continuada do IPEMED, André Raeli, se disse otimista com o desembarque na capital pernambucana.

“O Recife é um centro de referência na área médica, por isso trouxemos o que há de mais inovador, com metodologias diferenciadas e infraestrutura de ponta para oferecer cursos e especializações médicas de excelência”, explica.

De acordo com o grupo, a pós-graduação é realizada em módulos presenciais, com aulas um final de semana por mês. A unidade do Recife recebe alunos da Região Metropolitana, interior e de estados vizinhos, como Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Também há alunos de outras regiões, como do Tocantins e do Pará.

“Nossa meta é gerar um impacto social relevante e formar médicos que possam prestar atendimentos especializados à população. Estima-se hoje que cerca de 40% dos médicos são generalistas, o que se reflete na escassez de profissionais especializados em alguns municípios”, explica Raeli. Com a chegada da nova sede no Recife, a meta é minimizar esse desequilíbrio.

No Brasil, o IPEMED tem unidades em Fortaleza, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Manaus. Os médicos encontram cursos com certificação lato sensu, além de formatos de curta duração, aperfeiçoamento e fellowships.

ATENDIMENTOS PELO SUS

Com objetivo de viabilizar atendimento para a população, o IPEMED firmou parceria com 13 municípios pernambucanos e recebe pacientes para serem atendidos por médicos pós-graduandos que atendem a especialidades com alta demanda e uma longa fila de espera no Sistema Público de Saúde (SUS).

A sede no Recife atende pacientes de Jaboatão dos Guararapes, Itaquitinga, São Vicente Ferrer, Itamaracá, Bodocó, Belo Jardim, Macaparana, Alagoinhas, Araçoiaba, Passira, Amaraji, Sanharó, Lagoa do Carro, Lagoa do Ouro e Tracunhaém.

O atendimento é gratuito e acontece a partir de convênios firmados com as secretarias municipais de saúde. A faculdade também realiza agendamento de consulta pelo WhatsApp, mas para isso o paciente precisa ter o encaminhamento médico. O atendimento é sempre às sextas e sábados. Mais de 3 mil pessoas já foram atendidas pelos alunos do instituto.

A diretora do IPEMED Recife, Viviane Ferrão, diz que o papel do instituto é preparar os médicos por meio de cursos de pós-graduação altamente qualificados e da prática intensiva.

"Nosso objetivo é apoiar as prefeituras com os atendimentos dos médicos pós-graduandos, cobrindo parte da demanda que não é absorvida pelo SUS. As parcerias firmadas pela faculdade com as prefeituras se tornam uma alternativa para o atendimento gratuito em saúde. Neste modelo, todos ganham: prefeitura, população e os nossos estudantes", afirma.

Tags

Autor