cabo de guerra

EXCLUSIVO: Governo Bolsonaro pede adiamento de audiência no STF sobre titularidade de Noronha. Saiba o motivo

Audiência sobre Noronha para tentativa de acordo tinha sido marcada por ministro do STF. Blog revelou briga em março passado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 23/06/2022 às 15:19 | Atualizado em 23/06/2022 às 15:35
Notícia
X

A Advocacia Geral da União (AGU) protocolou uma petição no processo do STF em que o governo Jair Bolsonaro (PL) pediu a retomada da titularidade de Fernando de Noronha, arquipélago sobre gestão do Estado de Pernambuco. A ação judicial foi revelada em primeira mão nacional pelo Blog, em março.

Na petição, a AGU pede o adiamento da audiência marcada para semana que vem (27) no STF, para tentativa de acordo.

Segundo a AGU, o governo Bolsonaro ajuizou a ação por recomendação de órgãos de controle, como Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). Assim, segundo a AGU, o governo Bolsonaro não teria como chegar a um acordo com o Estado de Pernambuco sem a anuência prévia dos dois órgãos de controle.

"Assim, diante da inexistência de posicionamento formal dos órgãos técnicos federais a respeito da possibilidade de negociação no caso concreto, a União entende que a realização da audiência de conciliação agendada para o próximo dia 27/06/2022 tende a ser infrutífera. Com efeito, antes que os órgãos técnicos concluam as suas análises sobre a própria viabilidade de conciliação, a União não poderá apresentar qualquer proposta de acordo em juízo, nem terá condições para assentir com eventuais propostas que lhe sejam ofertadas", explica a AGU.

O pedido final da AGU, na nova petição, é para "em razão da inexistência de posicionamento formal dos órgãos técnicos federais a respeito da viabilidade de conciliação, a União requer o adiamento da audiência presencial de conciliação designada para o dia 27/06/2022".

Segundo os autos, a AGU já teve uma primeira reunião com a CGU e pediu outra reunião com o TCU.

Caberá ao relator do processo no STF, ministro Ricardo Lewandowski, decidir a respeito do pedido de adiamento.

 

Tags

Autor