Pesquisa eleitoral

Bolsonaro é o candidato com mais rejeição na disputa pela presidência, diz pesquisa

Pesquisa encomendada pelo banco BTG/Pactual apresentou dados de rejeição e pontencial de votos; confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Antônio Gois

Publicado em 27/06/2022 às 9:11 | Atualizado em 27/06/2022 às 9:18
Notícia
X

O banco BTG/Pactual divulgou nesta segunda-feira (27) mais uma rodada de pesquisas, realizada pela Instituto FSB, de São Paulo.

Além dos dados de intenções de votos para a presidência, em que Lula (PT) aparece em vantagem, a pesquisa também apresentou números de potencial de voto e rejeição dos candidatos.

A maior rejeição pertence ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 57% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum.

O segundo colocado é Ciro Gomes (PDT), com 51% de rejeição, seguido por Lula, com 44%.

Na série histórica, os números de Lula e Bolsonaro são consistentes. De março para junho, o atual presidente oscilou pouco, de 57% para 59%, agora permanecendo nos 57%.

O petista também se manteve estável, transitando entre os 45%, 43% e 44% nos últimos três meses.

O candidato que apresentou um aumento na rejeição foi o PDTista Ciro Gomes. Na última pesquisa (13/06) ele apresentava 48% de rejeição. Hoje, o número está em 51%.

Lula ganha no potencial de voto. A pesquisa é o somatório de "único em quem votaria" e "poderia votar nele(a) ou mais algum outro".

O ex-presidente fica com 54% nessa estatística, oscilando pouco dos últimos meses para hoje.

Bolsonaro, que alcançou os 40%, alcançou Ciro, que caiu de 43% na última pesquisa para os atuais 38%.

A pesquisa quantitativa foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, por telefone (via CATI), entre os dias 24 e 26 de junho de 2022. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Tags

Autor