Formação de palanques

Saiba quem será a vice de Miguel Coelho nestas eleições

Miguel Coelho tirou a deputada estadual do PSDB, de Raquel Lyra, para o União Brasil. Ela era a presidente até a chegada de Raquel

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 27/06/2022 às 9:42 | Atualizado em 27/06/2022 às 10:08
Notícia
X

Na semana passada, o pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo União Brasil, Miguel Coelho, informou ao blog de Jamildo que vai anunciar nesta quinta-feira (30) o nome da pré-candidata a vice-governadora na chapa encabeçada pelo partido. O pré-candidato informou que o anúncio da vice ocorrerá num evento no Recife.

O principal nome na bolsa de aposta nos bastidores da política é Alessandra Vieira, que trocou o PSDB de Raquel Lyra pelo União Brasil de Luciano Bivar. Junto com o marido, ex-prefeito Edson Vieira, ela entrou no União Brasil em abril deste ano, na janela partidária.

Ela é da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, a cidade pernambucana que deu o maior percentual de votos a Bolsonaro nas eleições de 2018. Miguel é o segundo candidato mais identificado com o bolsonarismo, no Estado, de acordo com as pesquisas, depois de Anderson Ferreira.

SABRINA NÓBREGA/ALEPE
TUCANA Alessandra Vieira presidia o PSDB-PE antes de Raquel Lyra - SABRINA NÓBREGA/ALEPE

Alessandra Vieira é irmã do empresário Arnaldo Xavier, da conhecida marca de roupas Rota do Mar.

Guerra em Santa Cruz do Capibaribe deve se acirrar

A movimentação de Miguel e os Vieira pode ajudar a explicar uma arrumação recente na cidade. Filiado ao PP, do deputado federal Eduardo da Fonte, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, declarou voto em Danilo Cabral para governador de Pernambuco. Ele é adversário de Alessandra Veira na cidade.

Os dois se encontraram no Recife, junto ao deputado estadual Diogo Moraes, para selar o apoio.

Além de Danilo e Diogo, o gestor disse que votará para deputado federal em Eduardo da Fonte, presidente do partido no estado. Mas ele não apareceu na foto divulgada do evento. Especulava-se que possa sair da Frente Popular.

“Vamos dar prosseguimento a esse grande progresso que Santa Cruz vive hoje. Sem sombra de dúvida, Santa Cruz caminhará rumo a esse novo tempo. Estamos com Danilo, Diogo e Eduardo da Fonte”, disse Fábio Aragão, justificando a decisao.

 "Instruída pelo esposo"

No final do ano passado, um embate político entre os deputados estaduais Diogo Moraes (PSB) e Alessandra Vieira (PSDB) deu início a uma troca de acusações entre os parlamentares. Adversários locais, o deputado classificou a colega, durante entrevista à Rádio Comunidade FM de Santa Cruz do Capibaribe, como "caroneira" e "instruída pelo esposo", Edson Vieira (PSDB).

"A participação dela é nula, não existe, ela não faz nada. Não vou dizer que Alessandra trabalha, isso não é verdade, não estou ferindo questão de gênero. Isso não é ser machista. (...) Ela não tem participação nenhuma, é uma 'caroneira' de plantão e instruída pelo esposo para enganar o povo", disse Diogo Moraes ao falar sobre obras na região atribuídas nas redes sociais ao nome da parlamentar.

Em resposta à declaração, a Alessandra Vieira divulgou nota classificando a fala do parlamentar como "ofensas machistas e gratuitas". "Não espero do deputado Diogo Moraes admiração, mas exijo respeito e seriedade. Tenho muito orgulho de ser mulher, mãe, filha, esposa e exerço com muita determinação o mandato de deputada estadual de Pernambuco", dizia trecho do comunicado.

 

Nome do Senado

Em relação à vaga do Senado, Miguel Coelho diz que vai esperar até o final de julho, próximo ao prazo limite das convenções, para definir. O grupo espera o timing correto para realização de alianças com aliados na oposição.

“Queremos fazer algo diferente. Vamos organizar um ato para que possamos trazer as mensagens, a biografia, a história e as características dessa grande mulher que vai construir conosco uma caminhada rumo à mudança em Pernambuco”, disse Miguel Coelho.

Tags

Autor