CPI DO MEC

Pedido de abertura para CPI do MEC é protocolado pela oposição no Senado; saiba mais

Confira os nomes da lista que são a favor da abertura da CPI do MEC

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 28/06/2022 às 16:12 | Atualizado em 28/06/2022 às 17:11
Notícia
X

O pedido de abertura para CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi realizada nesta terça-feira (28). O requerimento foi feito pela oposição no Senado, o motivo foi para investigar possíveis irregularidades no Ministério da Educação (MEC).

Segundo a UOL, Randolfe Rodrigues (REDE-AP) apresentou o pedido à Secretária Geral da Mesa do Senado, junto das deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Luiza Erundina (PSOL-MG). A instalação do colegiado depende do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

"Não há dúvida de que se instalou uma quadrilha no MEC. Os indícios são fortes que os esquemas dessa quadrilha chegam ao Palácio do Planalto. O medo que tem Jair Bolsonaro das declarações de Milton Ribeiro, Gilmar e Arilton, dão conta, inequivocamente, de que existe indícios de que esse esquema de corrupção tem tentáculos no Palácio do Planalto", citou Randolfe, momentos após protocolar o pedido.

Por causa das suspeitas de interferência do Presidente Jair Bolsonaro (PL) nas investigações contra o ex-ministro Milton Ribeiro, o pedido de CPI ao governo ganhou força no senado. Através de uma ligação interceptada pela Polícia Federal, Ribeiro fala a sua filha que recebeu informações do Presidente (Jair Bolsonaro) de que teria tido um “pressentimento” de uma possível operação de busca e apreensão.

Para a criação da CPI, são necessárias pelo menos 27 assinaturas. Até o momento, já contém 31 nomes.

No senado, a base apoiadora do governo Bolsonaro diz ver com descrédito a tentativa da oposição de instalar uma CPI. Ainda hoje cedo, os aliados do Presidente trabalharam , sem sucesso, para dissuadir alguns parlamentares assinantes do protocolo, como Eduardo Braga (MDB-AM) e Giordano (MBD-SP).

Confira as assinaturas no Requerimento de abertura da CPI:

1. Randolfe Rodrigues
2. Paulo Paim
3. Humberto Costa
4. Fabiano Contarato
5. Jorge Kajuru
6. Zenaide Maia
7. Paulo Rocha
8. Omar Aziz
9. Rogério Carvalho
10. Reguffe
11. Leila Barros
12. Jean Paul Prates
13. Jaques Wagner
14. Eliziane Gama
15. Mara Gabrilli
16. Nilda Gondim
17. Veneziano Vital do Rego
18. José Serra
19. Eduardo Braga
20. Tasso Jereissati
21. Cid Gomes
22. Alessandro Vieira
23. Dario Berger
24. Simone Tebet
25. Soraya Thronicke
26. Rafael Tenório
27. Giordano
28. Izalci
29. Marcelo Castro
30. Confúcio Moura
31. Jarbas Vasconcelos

Tags

Autor