Eleições 2022

MARÍLIA ARRAES: Estratégia de campanha é elogiada por adversários. Entenda

Marília Arraes quer concentrar campanha contra Anderson Ferreira, que tenta casar voto com Bolsonaro, na expectativa de chegar ao segundo turno.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/06/2022 às 17:08 | Atualizado em 28/06/2022 às 18:40
Notícia
X

A estratégia de Marília Arraes (Solidariedade), de focar neste momento da campanha em bater em Anderson Ferreira (PL) e esquecer Danilo Cabral, foi elogiada até mesmo por socialistas em reserva. De acordo com essa fonte, do ponto de vista político, os estrategistas do Solidariedade estão fazendo a coisa correta a ser feita. A estratégia foi revelada pelo blog nesta semana.

"Marília Arraes estava com uma polarização errada. Ela estava brigando com Danilo Cabral, que tem 10%. Com 27%, ela tem que buscar o adversário ideal para ela, que remeta à polarização nacional também", afirma uma fonte do blog.

De acordo com estas fontes, o problema de Marília Arraes, mais na frente, será time, chegar na ponta dos eleitores com um bom trabalho de logística, fazer o gerenciamento da disputa pelo voto entre os proporcionais e os majoritários. "O PSB aprendeu a fazer este gerenciamento como ninguém"

Da mesma forma, Anderson Ferreira vai tentar casar voto com Bolsonaro, na expectativa de chegar ao segundo turno.

Já Danilo Cabral teria o desafio de chegar mais competitivo até as convenções, ao menos, além de contar com o PSB para tirar Marília Arraes do páreo. Nesta pesquisa mais recente, o socialista já aparece com dois dígitos, ao lado de Miguel Coelho, com 10% cada um.

"Danilo Cabral tem que chegar em segundo até as convenções partidárias, em julho. Tentar tirar esta diferença no guia eleitoral será difícil. O problema é que a rejeição de Paulo Câmara é muito forte e puxa Danilo para baixo"

De acordo com essas análises de bastidor, uma das situações mais complicadas seria a de Raquel Lyra. "Na polarização atual, ela não tem presidente. Ela perdeu o timing de sair para ser senadora em uma das chapas de oposição", afirma a fonte do blog. 

Divulgação
O vereador do Recife Alcides Cardoso saiu em defesa de Raquel Lyra - Divulgação

Raquel tem crescimento garantido com o início da campanha, diz Alcides Cardoso

Para o vereador do Recife, Alcides Cardoso (PSDB), a pesquisa do instituto Real Big Data, na qual a aliada e pré-candidata ao Governo do Estado pelo PSDB, Raquel Lyra, aparece na segunda colocação, com 18%, reforça a presença consolidada da tucana em um segundo turno.

“Quando comparamos com outras pesquisas já divulgadas, comprovamos que o percentual de 18% de Raquel representa um voto convicto, pois não há oscilações. Ou seja, quem conhece Raquel vota em Raquel. E isso a diferencia muito dos outros pré-candidatos”, observa Alcides Cardoso.

Ainda segundo o vereador, Raquel crescerá com o início da campanha, quando seu nome passar a ser ainda mais conhecido no Recife e Região Metropolitana, além de ampliar a sua já forte presença no Agreste e avançar na Zona da Mata e Sertão.

“Raquel tem crescimento garantido com o início da campanha. O período de pré-campanha é um momento em que ainda não há conhecimento pleno dos candidatos e das suas propostas, e não há a devida comparação entre os postulantes. E, com certeza, Raquel é a mais preparada para governar Pernambuco”, argumenta o tucano.

Alcides lembra que, além do preparo, Raquel está acompanhada de nomes com forte inserção no Estado para aumentar o grau de conhecimento da sua candidatura, e cita particularmente o Grande Recife.

“Vou continuar a defender o nome do Raquel, principalmente, no Recife para que os recifenses saibam que ela tem experiência e as melhores propostas para o futuro de Pernambuco. Ela não é uma aventura e nem representa o atraso", diz.

"Raquel conta ainda com a força da deputada estadual Priscila Krause (Cidadania), do deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) e do ex-senador Armando Monteiro Neto (PSDB), dentre tantos outros que vão ajudá-la a crescer ainda mais na Região Metropolitana, que somado ao seu ótimo desempenho no Agreste e a escalada na Zona da Mata e Sertão, vão garantir a sua ida para o segundo turno”, disse o parlamentar.

 

Tags

Autor