Eleições 2022

Entrevista: por que Marília Arraes segue com vantagem para o governo do estado? Entenda:

Conversamos com um especialista sobre a atual vantagem da candidata nas pesquisas; Nesta segunda-feira (27) a pesquisa eleitoral Real Time Big Data a apresentou com 27% dos votos válidos, dez pontos percentuais a frente de Raquel Lyra (PSDB).

Imagem do autor
Cadastrado por

Antônio Gois

Publicado em 29/06/2022 às 7:26 | Atualizado em 29/06/2022 às 7:38
Notícia
X

As três últimas pesquisas de intenção de voto para o governo de Pernambuco mostraram a liderança de Marília Arraes, pré-candidata pelo Solidariedade.

Nesta segunda-feira (27) a pesquisa eleitoral Real Time Big Data a apresentou com 27% dos votos válidos, dez pontos percentuais na frente de Raquel Lyra (PSDB).

De acordo com a pesquisa Exame/Ideia, divulgada no início do mês, a deputada liderava, mas num empate técnico com a ex-prefeita.

Entrevista

Sobre essa vantagem, conversamos com Maurício Costa Romão, economista e analista político.

"Além de ter uma presença muito forte, midiaticamente falando, ela vem de uma família tradicional da política que tem registros de muita potência aqui em Pernambuco", começou o economista.

Ele comentou que a "coragem" demonstrada por Marília pode ser um fator em prol de sua campanha.

"Ela tem se mostrado corajosa nos momentos oportunos, coisa que não é fácil na política. Por exemplo, decidiu sair de um partido fortíssimo que é o PT. No entanto, ela preferiu isso porque se achou preterida pela circunstância local", disse.

A disputa pelo apoio de Lula (PT) foi vencida por Danilo Cabral, do PSB. Embora o ex-presidente tenha explicitamente apoiado Cabral, Marília continua contando com a imagem de parceira do pré-candidato petista, como constantemente faz nas redes sociais.

"Lula é um líder popular em contexto, principalmente aqui em Pernambuco e você ter o apoio dele de forma transparente e expressa é um veículo muito forte para angariar votos e isso ela tá tentando conduzir."

Romão aponta outros motivos para a parcial liderança de Marília.

"Ela tem circulado bastante resultado principalmente na região metropolitana e angariado apoios. Isso faz dela uma candidata com potencial muito forte e muito presente".

Além dos méritos para a candidata, deméritos ao atual governo também foram pontuados.

"Estão no poder há 16 anos. Tanto no governo quanto na capital, e isso traz algumas inquietações na população, que busca alterativas, melhoras e mudança", opinou o analista.

Segundo ele, a popularidade de Paulo Câmara está desgastada. Esse seria um motivo para o atual governador não conseguir atrair a preferência das intenções de voto.

Embora tenha tempo de rádio e TV, de acordo com Romão, o PSB não está conseguindo se manter forte tanto na capital quanto no interior. Porém...

"Por conta dessa estrutura que o PSB tem no governo, esses apoios maciços por aí afora, certamente o candidato [Danilo] vai crescer, só não sabemos até que ponto".

E finaliza: "Pernambuco viverá certamente uma eleição muito dinâmica e emocionante, e trará mudanças que precisamos para o futuro, principalmente no ataque às questões sociais mais graves".

Tags

Autor