ELEIÇÕES 2022

Governo quer que órgãos oficiais ocultem redes sociais; saiba motivo

Saiba o motivo pelo qual o governo quer ocultar as redes sociais dos órgãos oficiais

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 29/06/2022 às 15:58
Notícia
X

Nesta semana o governo federal enviou um ofício para a Casa Civil, secretarias, vice-presidência e todos os ministérios, aconselhando que os perfis nas redes sociais, tais como Instagram, Twitter e outros, fiquem ocultados até o final das eleições.

O motivo da mudança foi descrito: “a fim de se evitar que alguma postagem permaneça visível e possa ser questionada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)“. O ofício recomenda desativar perfis antigos e atuais, além de sugerir a criação de perfis temporários.

Governo Federal
Parte do Ofício enviado pelo Governo Federal - Governo Federal

Essa mudança é comum nas contas de órgãos oficiais nas eleições. São permitidas publicações de ações, programas e serviços de foco informativo. As redes não podem, no entanto, ter logomarcas que tenham associação a um candidato ou governo.

Segundo a Metrópoles, a orientação é baseada na interpretação de resolução do TSE, por parte da AGU (Advogacia-Geral da União), para realização do período de defeso pré-eleitoral, como o governo titulou. As modificações devem ser realizadas até quinta-feira (30), no período que a Legislação eleitoral fica mais atenta a irregularidades nas propagandas em redes institucionais.

Tags

Autor