SUPOSTA MANIPULAÇÃO

Campanha de Lula publica foto com pessoas duplicadas? Entenda

Imagem mostra apoiadores de Lula duplicados em meio à multidão durante o Ato da Independência da Bahia; fotógrafo aponta erro técnico na captura como causa

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 04/07/2022 às 9:59 | Atualizado em 04/07/2022 às 10:41
Notícia
X

Uma foto publicada no perfil oficial do ex-presidente Lula (PT) no Twitter gerou polêmica por mostrar pessoas duplicadas em meio à uma multidão de apoiadores.

A imagem foi compartilhada no último sábado (2), durante caminhada do petista pelas ruas de Salvador em comemoração ao Ato da Independência da Bahia.

Segundo o fotógrafo Ricardo Stuckert, autor da imagem, a falha foi ocasionada por um erro técnico. Ele diz que o problema aconteceu após a captura da foto, que foi feita em formato panorâmico com um drone.

Ricardo Stuckert/Twitter
Foto com "erro técnico" mostra pessoas duplicadas em multidão de apoiadores de Lula - Ricardo Stuckert/Twitter

"Eu fiz nove fotos para pegar o ângulo todo. E aí o que que acontece? Quando eu estava fotografando, o drone vai mexendo. Só que as pessoas estavam mexendo", disse Stuckert ao G1.

"O que aconteceu? As pessoas mexem, duplicou, e na hora que software junta todas as nove fotos para fazer esse 180 graus, ele não juntou direito porque as pessoas mexeram. Foi uma sobreposição", concluiu.

Ele negou que tenha manipulado a imagem. "Imagina se eu for fazer Photoshop. Jamais, nunca na vida. Tem a outra foto que não é panorâmica, que é uma foto só, no mesmo ângulo, na mesma hora. Se fosse pra falar que tem Photoshop ou qualquer coisa, tem o vídeo que é também na mesma hora onde o drone estava. Não tem absolutamente nada de Photoshop", contou.

Ricardo Stuckert também compartilhou um vídeo em seu perfil do Twitter mostrando a multidão no evento.

Nas redes, opositores passaram a insinuar que a foto havia sido manipulada para que o evento parecesse receber mais apoiadores do que realmente havia no local.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), compartilhou a publicação de um seguidor que apontava a repetição de uma pessoa na foto, e fez uma provocação.

Lula se defendeu

O perfil de Lula no Twitter publicou uma foto não panorâmica capturada pelo drone de Ricardo Stuckert, na intenção de comprovar que a imagem não havia sido manipulada.

O ex-presidente também publicou o vídeo da multidão e respondeu às acusações. "Enquanto uns falam em montagem, a multidão com Lula passa com os pés no chão", diz o post.

No mesmo dia, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também estiveram em Salvador e saíram às ruas em eventos em comemoração ao Ato da Independência da Bahia.

Tags

Autor