ELEIÇÕES 2022

Danilo Cabral diz que vai enviar a Lula projeto para reestatização da Eletrobras

Deputado federal, Danilo Cabral (PSB) se reuniu com lideranças do partido em Brasília para discutir a reestatização da Eletrobras

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 05/07/2022 às 18:50
Notícia
X

Deputado federal, Danilo Cabral (PSB) se reuniu com lideranças do partido em Brasília para discutir a reestatização da Eletrobras. A pauta foi tocada junto ao Coletivo Nacional de Eletricitários, além de lideranças como Carlos Siqueira, presidente do PSB, e Marcelo Freixo (PSB).

"Nós, da bancada do PSB, lutamos contra a venda da Eletrobras. Apresentamos propostas de decreto legislativo para anular o projeto do governo no Congresso Nacional, fomos ao Tribunal de Contas da União e à Justiça", disse Danilo Cabral, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf.

O deputado, pré-candidato ao Governo de Pernambuco, destaca que a iniciativa, de acordo com a própria Aneel, acarretará em aumento significativo da conta de energia. Os trabalhadores do setor energético apresentaram a proposta de reestatização da empresa para um eventual Governo Lula (PT).

Divulgação
Danilo Cabral (PSB) ao lado de Marcelo Freixo (PSB) em Brasília, onde se reuniram com representantes do Coletivo Nacional de Eletricitários - Divulgação

Durante a reunião, Carlos Siqueira se comprometeu a levar a proposta ao conselho político da campanha de Lula, inclusive como uma proposta endossada pelo PSB. O presidente da sigla faz parte da equipe de elaboração do programa de governo.

A privatização da Eletrobras vem sendo alvo de críticas da oposição e de setores da sociedade civil. Isso porque, de acordo com analistas, a conta de luz pode ficar mais cara após esse processo.

O atual modelo de desestatização prevê a emissão de novas ações, vendidas sem a participação da União. Dessa forma, o Estado deve ficar com 'apenas' 45% da cota, perdendo o posto de acionista majoritário.

"Além de ser um crime contra um patrimônio do Brasil, a privatização da Eletrobras vai acarretar um aumento na conta de energia. Estamos convivendo novamente com a inflação, ninguém aguenta mais aumento da conta de energia, do gás, do combustível. Tudo isso fruto da condução irresponsável desse presidente da República. Precisamos dar um basta nessa situação”, afirmou Danilo.

Hoje (5), os parlamentares votam, em sessão para analisar vetos presidenciais, entre eles o parcial 36/21 ao projeto de lei de conversão que modificou a MP 1.031/21, transformado na Lei 14.182/21, que viabilizou a privatização da Eletrobras.

Mais informações sobre a Eletrobras

Trata-se da maior empresa do setor elétrico da América Latina. Ela possui 125 usinas de geração de energia elétrica, sendo 92% de base hidráulica.

Além disso, a Eletrobras detém 71 mil quilômetros de linhas de transmissão, com um patrimônio avaliado em quase R$ 400 bilhões, tendo sido entregue ao setor financeiro nacional e internacional por um preço 15 vezes inferior.

Tags

Autor