PESQUISA ELEITORAL

PESQUISA QUAEST: Presidente Bolsonaro é reprovado por 47%; aprovação sobe para 26%

Pesquisa para presidente divulgada nesta quarta-feira (6) mostra que avaliação de Bolsonaro se manteve estável no país; Nordeste é região com maior índice de rejeição

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 06/07/2022 às 8:37 | Atualizado em 06/07/2022 às 8:43
Notícia
X

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (6) pela Quaest Consultoria mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é reprovado por 47% da população. O número igualou o índice registrado no mês de junho.

A avaliação positiva do atual governo cresceu um ponto no comparativo mensal, passando de 25% em junho para 26% agora.

Aqueles que consideram o governo regular diminuíram. Eram 26% em junho e somaram 25% em julho.

A pesquisa também detalhou a avaliação do governo Bolsonaro em diferentes aspectos da população, como localização, sexo, religião e idade.

O Nordeste é a região que mais reprovou o governo, com 55 pontos para negativo e 20 pontos para positivo. O Centro-Oeste foi quem melhor avaliou Bolsonaro, com 32 pontos – a rejeição, porém, ainda é maior no local, com 43%.

As mulheres também apresentaram maior rejeição ao governo, com 49% de avaliação negativa. Entre os homens, esse número foi 44%.

Em contraponto, 29% dos homens consideraram a gestão positiva, enquanto o público feminino somou 24%.

Bolsonaro também apresentou maior rejeição entre jovens com idade entre 16 e 24 anos, e entre pessoas com maior nível de escolaridade.

Entre os evangélicos, grupo que compõe boa parte do eleitorado de Bolsonaro, a aprovação superou a rejeição, marcando 39% de avaliação positiva contra 31% de negativa.

Outros dados da pesquisa Genial Quaest

No comparativo anual, a reprovação de Bolsonaro aumentou dois pontos em todo o país. Em julho de 2021, a avaliação negativa era de 45%. O nível de aprovação se manteve igual.

Aqueles que consideravam o governo regular eram 27% em 2021, e apresentaram queda também de dois pontos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de junho e 2 de julho, com 2 mil participantes de 120 municípios brasileiros.

A margem de erro é de 2%, e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisa Quaest para Presidente

A pesquisa também revelou as intenções de voto para presidente nas eleições de outubro. Lula manteve a liderança, com 45%. Bolsonaro aparece em segundo, com 31% dos votos totais.

Em seguida aparece Ciro Gomes (PDT), com 6%, André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) empatados com 2% e Pablo Marçal (Pros) com 1%.

Os pré-candidatos Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.

Tags

Autor