Gastos na educação

João Campos vai contratar 600 professores temporários

Autorização para chamar mais professores foi dada por João Campos, sem alarde, por decreto em edição extra do Diário Oficial

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo, Jamildo Melo

Publicado em 06/07/2022 às 10:32 | Atualizado em 06/07/2022 às 10:45
Notícia
X

Sem alarde, o prefeito João Campos (PSB) mandou circular uma edição extra do Diário Oficial, nesta terça-feira (5), para autorizar a contratação temporária de 600 professores. Os sindicatos e associações de professores reclamam e cobram um concurso público para servidores efetivos.

Segundo o decreto, o quantitativo de servidores do quadro da Secretaria de Educação "é insuficiente para atender a demanda de cadeira vaga por exoneração a pedido, demissão, ascensão funcional, aposentadoria e morte de Professores efetivos em levantamento feito no primeiro semestre de 2022".

Sobre o concurso para professores efetivos, a Prefeitura diz que precisa do "tempo necessário para a realização e conclusão de concurso público, que já se encontra com comissão constituída pela Secretaria de Educação".

"A retomada das aulas presenciais do segundo semestre do ano letivo de 2022 inicia-se em agosto e não há professores suficientes na Rede para suprir a demanda", explica a Prefeitura.

"Fica autorizada a ampliação da contratação temporária prevista no Decreto Municipal 34.807, de 10 de agosto de 2021, para incluir de 600 (seiscentos) professores, de nível superior, sendo 400 (quatrocentos) professores I e 200 (duzentos) professores II, para atuarem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, com carga horária de 270 (duzentas e setenta) horas-aula, a fim de atender demanda da Secretaria de Educação, cujas atribuições constam do Anexo Único do presente Decreto", diz o ato oficial.

No Estado, o governador Paulo Câmara (PSB) abriu concurso público para mais de 3 mil vagas de professores, sendo elogiado pelos representantes sindicais, até tirando foro para a campanha.

No Recife, um ano atrás, em junho de 2021, João Campos anunciou que faria concurso público para selecionar 1.300 professores para a rede municipal de ensino.

Questionado em maio de 2022, durante lançamento programa EducaRecife Gestão, no Teatro do Parque, João Campos afirmou que não desistiu do concurso, mas preferiu não estipular prazo nem informar se manteria a quantidade de vagas anunciada em junho do ano passado.

A previsão inicial era ter o edital no começo deste ano, o que não ocorreu.

Tags

Autor