PARANÁ PESQUISAS

PESQUISA ELEITORAL PERNAMBUCO: veja a intenção de voto de Lula e Bolsonaro

Pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas em Pernambuco mostra a intenção de voto para Presidência no estado

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo, Augusto Tenório

Publicado em 09/07/2022 às 7:30 | Atualizado em 09/07/2022 às 8:09
Notícia
X

A pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas em Pernambuco, cuja versão de julho é divulgada em primeira mão neste sábado (8) pela coluna, mostra a intenção de voto para a Presidência da República no estado. Segundo o levantamento, Lula (PT) tem quase o dobro da pontuação de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o levantamento, o petista tem 53,5% de intenção de voto no levantamento estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. O atual presidente tem 27,5%, ficando 26 pontos percentuais atrás do líder.

No estado, a chamada 'terceira via' enfrenta uma situação ainda mais árida. Ciro Gomes (PDT) pontua 5,2% e André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS), Vera Lúcia (PSTU), Luciano Bivar (UB), Simone Tebet (MDB) e Felipe D'Ávila (Novo) somam, juntos, 2,8%.

Confira o ranking da intenção de voto em Pernambuco:

  • Lula (PT): 53,5%
  • Jair Bolsonaro (PL): 27,5%
  • Ciro Gomes (PDT): 5,2%
  • André Janones (Avante): 0,8%
  • Pablo Marçal (PROS): 0,7%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0,5%
  • Luciano Bivar (UB): 0,3%
  • Simone Tebet (MDB): 0,3%
  • Felipe D'Avila (Novo): 0,2%

José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram na pesquisa eleitoral. A intenção de voto para o Governo de Pernambuco será divulgada nesta segunda-feira (11), também em primeira mão.

Pesquisa eleitoral mostra crescimento de Bolsonaro em Pernambuco

Apesar da larga vantagem de Lula no estado, a situação de Bolsonaro apresenta uma leve melhora. No Paraná Pesquisas de março, o presidente marcava 23,4% de intenção de voto. Isso indica que houve um crescimento de 4,1 pontos percentuais em dois meses. 

Lula, por sua vez, vem oscilando. Apresentou 54,2% em março, 54,3% em maio e, agora, ficou com 53,5%. Ciro Gomes manteve a mesma pontuação da última pesquisa do instituto.

Mais informações sobre o levantamento do Paraná Pesquisas em Pernambuco

A pesquisa eleitoral foi realizada entre os dias 04 a 08 de julho de 2022 e entrevistou 1510 eleitores, pessoalmente, em 59 municípios de Pernambuco. 

Tal amostra representativa do Estado de Pernambuco atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

 

Tags

Autor