Benefícios sociais

AUXÍLIO BRASIL: Descubra histórico de Bolsonaro com benefícios sociais

Com aprovação do aumento do Auxílio Brasil veja como votou Bolsonaro, quando deputado, em outra programa de transferência de renda.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 14/07/2022 às 9:42
Notícia
X

Após conseguir aprovar a PEC Kamikaze nesta quarta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ser tema de conversa.

Antes da votação da PEC dos benefícios ser finalizada, a BBC News trouxe à tona o histórico de Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

A pauta em questão foi sua posição contra a criação do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza em dezembro de 2000, política de cunho social semelhante à PEC apoiada por Bolsonaro atualmente.

Bolsonaro foi o único parlamentar da Casa a votar contra a medida que direcionava valores para ações de saneamento e programas de transferência de renda. Na época, Jair Bolsonaro se disse orgulhoso do voto e considerou a proposta clientelista.

"Orgulho-me de ter votado contra o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Orgulho-me e muito, porque é um fundo que aumenta imposto, aumenta a CPMF, aumenta o IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados]. Sabemos que, infelizmente, esse dinheiro não terá destino certo, será usado o critério do clientelismo, assim como foi usado o critério da demagogia, por parte do autor da proposta, para poder aprová-la" afirmou Bolsonaro na época.

Durante sua fala, o então deputado Jair Bolsonaro falou que a melhor política de combate à fome seria o controle de natalidade.

Críticos de Bolsonaro dizem que esse histórico de oposição a programas de transferência de renda só demonstram que o Auxílio Brasil é uma forma de ganhar popularidade com os eleitores. O presidente e os integrantes do governo afirmam que a proposta não tem como objetivo melhorar as chances eleitorais de Jair, mas que é uma medida de urgência para aliviar os fortes impactos sofridos pela população.

Thiago Lucas
A fome vem crescendo no país - Thiago Lucas

Tags

Autor