URNAS ELETRÔNICAS

URNAS ELETRÔNICAS: Ministro da Defesa quer votação por meio de cédula de papel; entenda

o ministro afirmou que não tem "viés político" nas recomendações das Forças Armadas ao TSE

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 14/07/2022 às 15:58 | Atualizado em 14/07/2022 às 16:27
Notícia
X

Após polêmicas acerca da segurança das urnas e o papel das Forças Armadas nas Eleições, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, fez a sugestão de realizar votação paralela por meio de cédulas de papel, no dia da votação nacional, testando, assim, a integridade das urnas.

Segundo o Portal Metrópoles, a sugestão seria para fazer um teste de integridade das urnas eletrônicas, contando com os processos que o TSE já fez para verificar o sistema. A sugestão foi feita durante audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal.

O deputado também recomendou testes de integridade das urnas no momento da votação, nas urnas do modelo de 2020, ao qual chamou de “auditoria independente”.

“A gente propõe uma pequena alteração no que está estabelecido, sendo coerente com a resolução do TSE. Ela prevê o teste das urnas em condições normais de uso.", disse o coronel Marcelo Sousa, que faz parte do ministério da Defesa, em declaração aos senadores.

"Como seria esse teste? Urnas seriam escolhidas, só que em vez de levar para a sede do Tribunal Regional Eleitoral, essa urna seria colocada em paralelo na seção eleitoral”, continuou.

“O eleitor faria sua votação e seria perguntado se ele gostaria de contribuir para testar a urna. Ao fazer isso, ele geraria um fluxo de registro na urna teste, similar à urna original e, após isso, os servidores fariam votação em cédulas de papel. Depois dessa votação, ela seria conferida com o boletim de urnas”, completou o militar.

Por fim, o ministro afirmou que não tem “viés político” nas recomendações das Forças Armadas ao TSE.

“Não tem viés político. Não tem dúvida, não tem que colocar em cheque ou em dúvida. A aceitação não cabe à gente, cabe ao TSE, que tem suas nuances de logísticas, capacidade, recursos”, disse o ministro.

Tags

Autor